Siga-nos

Meio ambiente

Economize energia no horário de pico

Publicado

em

 

Alta demanda de eletricidade entre 18h e 21h pode acentuar necessidade de novas usinas

 

Muita gente não sabe, mas o principal objetivo do Horário de Verão, que terminou em fevereiro, é gerar economia no horário de pico. O consumo de eletricidade é muito maior entre 18h e 21h do que no restante do dia – e isso vale tanto para empresas quanto para o consumidor doméstico.

A energia elétrica, depois de produzida, não pode ser armazenada – ou seja, a produção das usinas deve ser usada imediatamente. Se o consumo em horário de pico crescer muito, o país precisa construir mais usinas e novas linhas de transmissão só para atender esta demanda específica e desnecessária para o restante do dia.

Economizar é importante e, entre 18h e 21h, é essencial. Que tal reorganizar o esquema pessoal diário, principalmente nos dias mais frios do ano? Vale lembrar que é nesta estação que o chuveiro, um dos principais vilões do desperdício, é colocado na posição inverno, que consome 30% a mais. Então, o ideal é tomar banho pela manhã ou esperar passar o horário de pico. O mesmo vale para o ferro de passar roupas.

Deixar muitas lâmpadas ligadas pela casa toda ou esquecer a tevê ligada também são atitudes fáceis de serem evitadas nos horários de pico. Se tiver que ligar aparelhos neste período, evite que o sejam simultaneamente. Ou seja – se estiver usando o liquidificador na cozinha, evite que sejam ligados secadores de cabelo ao mesmo tempo, carregar os celulares ao mesmo tempo, lavar a roupa enquanto liga o aspirador de pó – dê um prazo entre eles, ligue um de cada vez, preste atenção a sua casa.

Lembre-se que esta atenção é válida para as quatro estações do ano.

 

 

Novas usinas?
Se o consumo no horário de pico aumentar, haverá demanda por novas usinas

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados