Siga-nos

Meio ambiente

Economize com trocas e empréstimos

Publicado

em

A chamada “economia colaborativa” ou “compartilhada”é uma nova tendência que pode diminuir excessos e desperdícios no planeta

Um quadro a ser pendurado na parede está pedindo uma furadeira. Mas, o dono da casa nunca usa esta ferramenta, não tem o hábito de fazer consertos. Será que é preciso mesmo comprar uma? Em outra situação, imagine que vai fazer uma receita que demanda algumas folhas de louro fresco ou meia xícara de acúcar mascavo. Vai deixar de fazer a receita ou comprar pacotes inteiros de produtos que não vai mais usar? Que tal pegar apenas um pouco com um vizinho e, em outra oportunidade, devolver a gentileza?
Diferente porém inspirada naquela situação comum no passado, em que o vizinho tocava a campainha para pedir a xícara de açúcar, a Economia Compartilhada ou Economia Colaborativa está crescendo e há até previsões de que possa criar uma nova cultura na sociedade.
Já há sites na internet especializados em estabelecer esta conexão entre pessoas que vivem próximas para possibilitar trocas e empréstimos. No Brasil, há o temacucar.com, inspirado em experiências similares como peerby.com e o streetbank.com.
Mas, economia colaborativa é uma ideia que vai além e permite controlar o excesso de consumo e o desperdício em vários setores. Atualmente, ganham grande espaço sites que garantem organização de caronas para o trabalho, a escola ou uma viagem, outros que permitem o aluguel ou troca de casas e quartos para uso em temporadas ou períodos restritos. Também na internet é possível conseguir equipamentos esportivos e bicicletas, carros ou caronas em viagens. Para saber mais, visite sites como como AirBnb.com, fleety.com.br, spinlister.com, blablacar.com.br.
Vale ainda lembrar que é possível estabelecer uma experiência semelhante criando grupos em redes sociais entre amigos, vizinhos ou colegas de trabalho e estabelecendo empréstimos, trocas ou mesmo doações de roupas, calçados e acessórios para festas; casacos e artigos de vestuário para neve, malas ou roupas esportivas para uso em viagens, ferramentas, aparelhos eletrônicos e artigos para uso doméstico ou culinário, livros e cds ou dvds…
Além de evitar o desperdício, este tipo de empréstimo cria uma nova atitude ensinando a importância do consumo consciente.

Sites e redes sociais facilitam empréstimo de itens pouco usados, como por exemplo roupas e artigos esportivos para uso no turismo em  inverno 

Foto 3

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados