Siga-nos

Meio ambiente

Economizar energia é urgente

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

A seca não está atingindo somente o fornecimento de água nas torneiras dos cidadãos comuns. Também a produção de energia no país é afetada, com a necessidade de recorrer à produção em termelétricas. Por conta disso, o custo de produção aumenta e chega às contas residenciais.
A partir de agora, brasileiros da maioria dos estados passarão a receber contas com este sistema, que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. A ideia é não apenas tornar a conta de luz mais transparente, mas também oferecer a melhor informação para que o consumidor possa usar a energia elétrica de forma mais consciente.
As bandeiras tarifárias consideravam somente os custos variáveis das usinas térmicas que eram utilizadas na geração de energia. A partir de março de 2015, com o aprimoramento do sistema, todos os custos de geração que variam conforme o cenário passam a compor o cálculo, ou seja, as bandeiraspermitem refletir o custo real das condições.
A verde indica condições favoráveis de geração de energia e, nesse caso, a tarifa não sofre acréscimo. Na bandeira amarela, as condições de geração são menos favoráveis e, por isso, a tarifa tem acréscimo de R$ 2,50 (sem impostos) para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos (e suas frações). Se houver condições mais custosas de geração – que é o caso neste mês de março -, a bandeira vermelha é acionada é há um acréscimo de R$ 5,50 (sem impostos) para cada 100 kWh consumidos – e suas frações.
Com isto, o consumidor deverá estar mais atento ao consumo de energia em condições adversas e reduzir o consumo para sentir menos o impacto nas contas de consumo de energia elétrica.
Para evitar o consumo excessivo de água e energia, vale reaproveitar mais as peças de roupa, evitar lavagens de quintal ou carros em excesso, tomar banhos curtos e passar as roupas de uma só vez. Evite também manter aparelhos em “stand by”, ou seja, na tomada enquanto fora de uso – como tvs, microondas etc. Chuveiros elétricos devem ser posicionados em “verão” e as geladeiras no “mínimo”.
Outras medidas devem ser consideradas pelos consumidores, como usar cores claras nas paredes, grandes janelas e recorrer a fontes alternativas, como energia solar.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados