Siga-nos

Meio ambiente

Economia de energia ainda é essencial

Publicado

em

Horário de verão já terminou mas baixo nível de hidrelétricas requer atenção. Ideal é evitar consumo de energia no horário de pico

O horário de verão terminou, mas a necessidade de reduzir o consumo de energia no país não. Durante o período de outubro a fevereiro, São Paulo foi o Estado que mais economizou: 1.027 MW, o equivalente a 4,8% – 0,7 ponto percentual acima da demanda média do sistema. No total, o país economizou R$ 405 milhões, com redução da demanda por energia elétrica no horário de ponta de 2.565 megawatts (MW). Vale lembrar que o principal objetivo do horário de verão é fazer com que os consumidores diminuam o gasto de energia no horário de pico, ou seja, das 18h às 21h, com o melhor aproveitamento da luminosidade natural.
Com as baixas chuvas deste verão, que provocam redução nos níveis das hidrelétricas, e alto consumo de aparelhos como o ar condicionado, é importante que a preocupação em economizar continue. Nos últimos dias, o nível dos reservatórios das hidrelétricas está abaixo da média, especialmente no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país.
No site da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – está disponível uma cartilha que orienta os usuários sobre o uso racional da energia, que, além de economizar na conta de luz, ajuda a evitar a escassez no futuro.
Algumas dicas são conhecidas dos consumidores, mas há orientações interessantes como a pintura de paredes internas e teto com cores claras, que refletem melhor a luz natural. A Aneel também aconselha a não reaproveitar a resistência do chuveiro queimada, porque, além de perigosa, a prática aumenta o consumo de energia.
Na área de serviço, uma das dicas é acumular o máximo de roupas possível para lavar de uma só vez na máquina e usar pouco sabão, para não ter que enxaguar a roupa várias vezes. O mesmo vale para o ferro de passar, que deve ser ligado para passar mais roupas da mesma vez, pois o aparelho consome muita energia cada vez que é ligado. Além disso, o ferro deve ser regulado de acordo com a temperatura indicada para cada tecido. Outra prática importante é não ligar vários aparelhos na mesma tomada porque, além de perigoso, consome mais energia. Os consumidores também devem evitar o uso de aparelhos elétricos no horário de pico de consumo (das 18h as 21h).
A cartilha pode ser baixada gratuitamente no endereço: http://migre.me/i2yhM.

 

Atrasar relógios
para economizar energia é estratégia que o Brasil começou a adotar ainda na década de 1930.
Redução chegou a 4,5% em todo o país em 2014

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados