Siga-nos

Problemas no Bairro

Durante transição de contratos, limpeza urbana apresenta falhas

Publicado

em

Por mais três semanas, o material reciclável depositado no Posto de Entrega Voluntária existente na Praça Santa Rita de Cássia, em Mirandópolis, deixou de ser recolhido, segundo moradores da vizinhança e frequentadores da Paróquia local. O período ainda coincidiu com a realização dos festejos da padroeira, em maio.

Os contâneires lotaram e, para piorar o cenário, pessoas sem consciência passaram a depositar sacolas no entorno – incluindo lixo comum, não reciclável!!! “As pessoas jogaram de tudo. A falta de educação é terrível, fica um mau cheiro”, relatou uma leitora, que alegava já ter tentado denunciar à Prefeitura, sem sucesso
O jornal São Paulo Zona Sul encaminhou o pedido e em poucas horas a situação se normalizou, com coleta dos recicláveis – e do lixo comum irregularmente depositado – e limpeza da área.

O problema aconteceu bem na transição entre as empresas responsáveis pelos serviços de varrição em ruas, pracas e avenidas da cidade. Os novos contratos foram assinados em abril, mas foi só no sábado passado, dia 1, que a nova responsável assumiu os serviços.

A coleta do material dos PEVS na região deixou de ser feita pelo consórcio SOMA e agora passa para a empresa Locat.
A Prefeitura informou que, no total, os novos contratos vão provocar uma economia de cerca de R$ 19 milhões por mês aos cofres públicos Durante os três anos de vigência dos contratos, a economia global será de R$ 684 milhões, em relação ao contrato anterior.

Houve ainda adequações e ajustes no edital a fim de propor melhorias na execução dos serviços de limpeza urbana. Foi incluída, por exemplo, a destinação final dos resíduos, triagem e tratamento adequado dos resíduos. As empresas serão obrigadas, por exemplo, a enviar os materiais recicláveis às cooperativas e às centrais mecanizadas.

Outras mudanças têm sido percebidas por moradores da região, como alterações no horário em que a varrição é feita em várias vias.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados