Siga-nos

Eleições 2016

Doria promete fortalecer prefeituras regionais

Publicado

em

O tucano João Dória, estreante como candidato, venceu as eleições para prefeito da capital em primeiro turno, com 53,29% dos votos. Na região de Vila Mariana, Saúde, Jabaquara e Cursino, esse total ultrapassou os 60% e, na maioria dos bairros, os candidatos Marta Suplicy e Celso Russomano tiveram votação muito similar à da psolista Luiza Erundina. Já o atual prefeito, Fernando Haddad, manteve na região a média obtida em toda a cidade, em torno de 16%.
Desde a campanha e já em suas primeiras entrevistas coletivas como candidato eleito, João Dória tem prometido investir na descentralização da cidade, especialmente no que diz respeito à fomento de negócios locais e planejamento da obras e infraestrutura urbana.
A primeira mudança será transformar as atuais subprefeituras em “Prefeituras Regionais”. Doria avalia que o termo “subprefeitura” diminui a importância e remete à ideia de inferioridade. “Vão se chamar prefeituras regionais e terão pessoas empoderadas: com força, determinação e orçamento para cumprirem de forma capilar as suas funções”, enfatizou.
O prefeito eleito prometeu escolher homens e mulheres que morem na região onde atuarõ e que sejam “bons gestores”, com capacidade para planejar, controlar e resolver problemas. Ele não prometeu “cota” feminina no comando da cidade, mas garante que serão muitas. “Cota de mulheres não teremos. Nem é necessário. Nós teremos muitas mulheres. Esperamos ter muitas mulheres, vamos definir isso à medida que formos compondo o secretariado e as prefeituras regionais”, disse.
Doria disse também que o fortalecimento das subprefeituras vai garantir melhor zeladoria urbana, “coisa que a Prefeitura não faz”.
Mais do que isso, o prefeito eleito promete tornar as prefeituras regionais em polos descentralizados, fomentando negócios. Quer implantar o programa “Empreenda SP” para atuar nas 32 prefeituras regionais, em parceria com universidades, Sebrae, Sesc e Senai. A ideia é estimular a atuação dos jovens, com foco em novos negócios, especialmente no mundo digital.
Ainda falando em descentralização, João Doria pretende distribuir para as Prefeituras Regionais as funções da Secretaria de Infraestrutura e Obras, com autonomia orçamentária.

São Paulo - Entrevista coletiva do prefeito eleito da capital paulista, João Dória (Rovena Rosa/Agência Brasil)

São Paulo - Entrevista coletiva do prefeito eleito da capital paulista, João Dória (Rovena Rosa/Agência Brasil)

São Paulo – Entrevista coletiva do prefeito eleito da capital paulista, João Dória (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados