Siga-nos

Política

Domingo, 6, tem eleições para conselho participativo

Publicado

em

Como acompanhar de perto o que é feito pela Prefeitura em seu bairro? Como reivindicar prioridades, criticar projetos ou sugerir novas ações? A Prefeitura criou há dois anos o Conselho Participativo Municipal, um grupo eleito pela própria população e que reúne moradores de cada região da cidade para acompanhar o que é feito nas subprefeituras.

A eleição para a próxima composição dos 32 conselhos espalhados pela cidade acontece no domingo, dia 6, quando serão escolhidos os 1.162 novos representantes para o próximo biênio – o que significa que participarão também do próximo mandato na Prefeitura. Uma novidade desta eleição é que o Conselho Participativo Municipal terá a participação de, no mínimo, 50% de mulheres em sua composição e imigrantes terão também 35 cadeiras em 29 subprefeituras. Na Subprefeitura de Vila Mariana, haverá três deles e no Jabaquara um.

A eleição dos novos membros do conselho acontecerá por voto direto e não obrigatório, em meio manual. Poderão votar todas as pessoas com mais de 16 anos e portadoras de título de eleitor da capital paulista. Os eleitores também poderão apresentar um documento de identificação com foto expedido por órgão público. Os cidadãos poderão escolher até cinco conselheiros, de diferentes regiões ou de uma mesma localidade, de acordo com seu critério.

Os locais de votação de cada eleitor não são os mesmos das eleições organizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Os cidadãos poderão consultar onde votam digitando o número do título de eleitor no site do Conselho Participativo Municipal. No total, serão 154 endereços.

Onde votar

Para facilitar e estimular a participação nas eleições de domingo, a LabHacker e a agência É NÓIS desenvolveram uma página na internet que automaticamente indica o local de votação e também mostra os candidatos em todas as subprefeituras. Basta acessar o endereço http://ocupaconselho.org.br/vote/

A LabHacker é um espaço de encontro e trabalho da comunidade Transparência Hacker. Nesse local se encontram mais de 1500 hackers, jornalistas, acadêmicos, ativistas, designers, programadores, advogados etc. São pessoas que acreditam que as tecnologias podem e devem ser utilizadas para ampliar a transparência e a participação nos processos políticos.

Já o grupo É NÓIS é uma agência escola de jornalismo para jovens de 14 a 21 anos.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados