Siga-nos

Cultura

Diversão, cultura e arte para crianças na Vila Mariana

Publicado

em

É a última oportunidade do ano, anote na agenda: dias 22 e 23 de outubro, a Orquestra Jovem Tom Jobim sobe ao palco do Auditório Ibirapuera pela última vez em 2016 – sob a regência dos maestros Nelson Ayres e Tiago Costa – para apresentar o espetáculo Encontro Moacir Santos & Duke Ellington, no qual presta uma homenagem a dois grandes compositores: o brasileiro Moacir Santos (1926-2006) e o norte-americano Duke Ellington (1899-1974).
O concerto conta com a participação de músicos do Departamento de Jazz da Escola Juilliard [renomado conservatório de música de Nova York], entre eles, o pianista e professor Elio Villafranca e o grupo Juilliard Artist Diploma Ensemble.
O evento celebra a trajetória de Santos – desde suas andanças no interior do Nordeste brasileiro, passando pelo Rio de Janeiro, até sua consolidação nos Estados Unidos – e a de Ellington, considerado uma das maiores influências no jazz.
No programa, formado por obras de ambos os artistas, estão composições como “Coisa N5 (Nanã)”, “Kathy” e “Suk Cha”, de Santos, “Um Novo Mundo Está Chegando” e “Três Reis Negros (Les Trois Rois Noirs) para Solista e Orquestra”, de Ellington, que mostram a música popular brasileira em sintonia com o jazz.
Composta de jovens músicos, a orquestra foi criada com foco no resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros e na pesquisa e na experimentação musical, aliando as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão).
Conta com direção artística de um conselho integrado por Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, Paulo Braga, coordenador artístico-pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, além dos maestros e arranjadores Tiago Costa e Nelson Ayres.
Será nos dias 22 e 23 de outubro: sábado às 21h; domingo às 19h. Livre. Ingressos:R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Os ingressos podem ser comprados na própria bilheteria, que funciona às quintas das 11h às 20h; sextas e sábados das 11h às 22h; e domingos das 11h às 20h.
Ou auditório fica dentro do Parque do Ibirapuera, com entrada pela Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2.

foto-8

Sesc traz intervenção Microcontos

Até o dia 30 de outubro, a Sala de Leitura do Sesc Vila Mariana recebe a intervenção A Grande Cidade: Microcontos, com micronarrativas em texto ou vídeo, elaboradas pelos participantes da oficina homônima coordenada pelo escritor João Anzanello Carrascoza, durante o primeiro semestre deste ano, na Unidade. A visitação é gratuita e estará disponível de terça a sexta, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30.
A cidade de São Paulo, vista por alguns de seus habitantes, é o tema central da intervenção A Grande Cidade: Microcontos. Os textos e vídeos, que ficarão expostos durante os meses de agosto, setembro e outubro, são resultado da oficina literária de mesmo nome, promovida pelo Sesc Vila Mariana e conduzida pelo escritor João Anzanello Carrascoza no primeiro semestre de 2016.
Além da exposição dos textos produzidos durante a oficina, serão exibidos microvídeos que se apresentam como se a cidade nos contassem as histórias, a partir de uma visão íntima da Cidade de São Paulo. Assim, o público ganha a oportunidade de conhecer dezenas de nano-histórias sobre o cotidiano da metrópole paulista – tanto da cidade real quanto da cidade sonhada -, sob a curadoria de Carrascoza.
Acesse os microcontos em: bit.ly/Microcontos. A entrada é gratuita. A intervenção “A Grande Cidade: Microcontos” fica até 30/10, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30, na sala de Leitura. Livre e grátis.
O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141. Outras informaçõe pelo telefone: 5080-3000. Site: www.sescsp.org.br.

foto-11

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados