Siga-nos

Ecourbis

Dicas facilitam economia de energia no inverno

Publicado

em

Em um país quente como o Brasil, o verão é uma época em que se consome muita energia, especialmente com o uso de condicionadores de ar. Mas, nos estados do Sul e Sudeste do país, também no inverno são registrados picos de consumo de energia. Aquecedores, chuveiros elétricos, secadores de cabelos e ferro elétrico são alguns dos itens que mais geram gastos.

Mas é também necessário ficar atento ao excesso de lâmpadas acesas pela casa ou escritório, por conta de a luz do sol durar menos ao longo do dia e iluminar menos os ambientes.

Até mesmo casas que contam com aquecedores solares para água costumam gastar mais no inverno. Como o sol não é suficiente para aquecer a água nos reservatórios, a eletricidade é acionada mais vezes. Além de programar corretamente o dispositivo de energia solar, é interessante programar os banhos para o horário em que o sol bate mais forte e vai aquecer a água naturalmente.

Nas casas onde o chuveiro é elétrico, vale lembrar que ele pode ser o grande vilão da conta de energia elétrica. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Akatu para o Consumo Consciente, se cada um dos brasileiros diminuísse em apenas um minuto o seu tempo diário de banho no chuveiro elétrico, a energia economizada em um ano equivaleria a mais de 10 dias de operação da usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil, em sua geração máxima.

Outra boa dica que vale especialmente para esta época é evitar a lavagem excessiva de roupas. É realmente necessário lavar as peças após um único uso? Concentre as roupas para serem lavadas em número menor de vezes, economizando, além de energia, a água, que pode ficar mais escassa no período, quando há menos chuvas. O mesmo vale para o ferro de passar roupas: concentre o serviço em uma data única.

Sobre os aquecedores de ambiente, a AES Eletropaulo, concessionária que distribui energia elétrica no estado, alerta que chega a consumir 1/3 da energia de uma residência durante o inverno. Use apenas quando estiver no ambiente e regule a temperatura para que o espaço não fique muito quente.

AMLURB_aplicação pagina de jornal
amlurb

logo_ecourbis

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados