Siga-nos

Meio ambiente

Dia do gato preto: 27 de outubro

Publicado

em

Em meio a tantas histórias de maus tratos e abandono de animais, uma situação preocupante é a de gatos pretos. Por pura superstição, que remonta à Idade Média, muitos deles ainda são abandonados ou até vítimas de rituais de tortura. Datas carregadas de superstição, como as sextas-feiras 13 ou o Dia das Bruxas (Halloween americano, comemorado em 31 de outubro) ainda geram medo infundado em pessoas que acabam por praticar a maldade contra estes seres vivos. A questão é tão séria que, recentemente, uma campanha publicitária que relacionava gatos pretos a azar foi suspensa para evitar que o preconceito seja perpetuado. Vale lembrar que, em muitas culturas, diferente do que ocorre em países ocidentais, encontrar um gato preto pode trazer sorte e fartura…
Foi pensando nisso que uma ONG inglesa criou o Dia do Gato Preto, em 27 de outubro. Neste ano, eles estão promovendo um concurso de vídeos só com gatos pretos, que pode ser acompanhado pelo site www.cats.org.uk. A ideia de valorização da beleza do gato preto se espalhou pelo mundo e inclusive no Brasil há várias organizações de proteção aos animais promovendo eventos e campanhas de conscientização para demonstrar a alegria que os negros gatos trazem a quem os adota.
É importante ressaltar, entretanto, que muitas ongs só autorizam a adoção após o mês de outubro, para evitar que gatos sejam usados em rituais.
Na região, há duas ONGs atuantes que doam gatinhos – inclusive os gatos pretos. Mas, elas pedem para que os interessados tenham a casa protegida para evitar a fuga dos animais e estrutura para que eles sejam efetivamente bem cuidados. Na ONG Adote Um Gatinho, por exemplo, os adotantes devem preencher um contrato de adoção comprometendo-se a cuidar bem dele, dar-lhe toda assistência veterinária necessária e segurança exigidos pela entidade (www.adoteumgatinho.org.br).
A Anipa (Animais precisam de Ajuda) também doa cães e gatos e faz campanhas constantes para ressaltar a alegria e carinho distribuídos por gatinhos pretos. O tumblr da entidade na internet traz várias fotos dos animais disponíveis para adoção: www.anipa.tumblr.br.
Outra maneira de contribuir é compartilhando imagens de seu próprio gatinho trazendo alegria ao lar onde vive. Uma boa alternativa é a página www.facebook.com/Gato-Preto-Sem-Preconceito, que já tem 8 mil seguidores na rede social Facebook.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados