Siga-nos

Cultura

Dia das Crianças: cultura e arte em Santo Amaro

Publicado

em

Foto: Thiago Roma/Divulgação –

Contar histórias é nato do ser humano e para as crianças a magia é ainda mais acentuada com as contações do universo lúdico. Com acessibilidade em Libras, De Canto em Canto – De Conto em Conto tem em sua gênese o resgate dessa tradição, para romper de forma poética no contexto social no qual vivemos, trazendo através da imagem do homem caipira, o despertar do imaginário de crianças e adultos, com apresentações aos sábados a partir de 05/10, exceto dia 12/10, quando a contação fica por conta de Um Rio que Deságua Histórias, que transporta o público para as margens de um rio mágico, onde as águas fluem com seus contos e lendas tradicionais.   

A magia da literatura está presente no Leiturinhas: Tricotando Leituras, dia 13/10, pois através da mediação de leitura, proporciona uma experiência afetiva, uma conexão que se estabelece em cada palavra narrada, oferecendo-a como uma atividade prazerosa e afetuosa, utilizando também durante as mediações livros inclusivos, em braile, democratizando o acesso à literatura, garantindo que todos possam desfrutar do prazer da leitura e do conhecimento.

Ao longo do mês, espetáculos gratuitos garantem a diversão das crianças. No dia 05/10, Dinossauros do Brasil, aborda de forma livre o período de milhões de anos em que os dinossauros habitaram a Terra, mais precisamente, os que habitaram o Brasil, o espetáculo conta com uma trilha sonora original, que leva o público a cada um dos estados aos quais as espécies abordadas pertencem, fazendo um link entre as características e culturas dos povos de cada estado e seu passado pré-histórico. Com 05 atores/bailarinos em cena, o espetáculo segue com a pesquisa de fusão de linguagens, misturando teatro de bonecos, dança, teatro físico, artes plásticas e música.

No dia 12/10, o espetáculo Os CORsários, com a Mópurus Cia. de Dança, mergulha no universo dos piratas de forma lúdica e dinâmica e traz como tema a aleatoriedade do jogo usando as cores dentro de uma narrativa de aventura e luta entre o temido Rei Cinza e a guerreira Íris, convidando o público para a dança com jogos e estímulos cênicos. Já no dia 13/10, a Cia Patética apresenta Ideias de Cecília, onde adultos e crianças são convidados a reviverem momentos, reencontrarem lembranças, compartilharem os sentimentos e as memórias que são carregadas. É um ambiente recheado de objetos usados, esquecidos ou simplesmente guardados. Aí vem um universo repleto de emoção e imaginação inspirada pelas ideias de Cecília.

A diversão continua no dia 19/10, com Dentro d’água com a Cia Talagadá, que traz o universo das águas, no qual rio e mar se encontram e diferentes elementos da natureza ajudam a construir uma atmosférica fantástica, onde diversos seres ganham vida diante dos olhos dos pequenos espectadores, que são inseridos muito próximas ao espaço cênico e interagem quase que diretamente com a obra, constituindo uma atmosfera de formas, cores e texturas,  além dos diversos sentidos, por meio da interatividade. No dia 20/10, Binidito e seus Fantoches com a Trupe Trapaceiros é conduzido pelo apresentador, produtor, diretor, adestrador e animador de plateias, o boneco Binidito. O espetáculo é permeado por prosas e canções e desvenda um pouco dos mistérios e encantos da terra brasileira, a partir da leveza e o bom humor do teatro de mamulengo tradicional.

As Oficinas, para as famílias aguçam a criatividade de adultos e crianças, como no “Projeto presente – Ateliê Criativo” como, Costurando Monstrinhos, os pequenos aprendizes se reúnem em mesas cobertas de retalhos de feltro coloridos e linhas vibrantes, dia 05/10, ou na Autômatos, que são um tipo de escultura mecânica feita de materiais simples que permitem dar vida a histórias, no dia 12/10.

Há ainda as oficinas de Kirigami, no dia 13/10 e Nossa cidade, ateliê que se transforma em um grande campo de obras, criando pequeninas casas com papelão, palitos e materiais de decoração, no dia 19/10 e Avoar, com um sistema manual de recriação de pássaros da fauna brasileira com cores, penas e formatos diversos, que batem asas igual aos de verdade, no dia 26/10.

O Sesc Santo Amaro fica Rua Amador Bueno, 505, em Santo Amaro. Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.   

Como Chegar de Transporte Público: 300m a pé da Estação Largo Treze (metrô), 900m a pé da Estação Santo Amaro (CPTM), 350m a pé do Terminal Santo Amaro (ônibus) . Acessibilidade: A praça dá acesso a todos os andares (subsolo | térreo | 1º pav. | 2º pav.) do prédio e aos espaços de atividades por meio de dois elevadores.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados