Siga-nos

Turismo e Lazer

Descubra a natureza no Botânico

Publicado

em

Passear pelo Jardim Botânico traz uma nova surpresa a cada vez, além de muito aprendizado no contato com a natureza.
Até dezembro, o Botânico está com uma exposição sobre a importância da água para a vida no planeta. Mas, quem for caminhar pelos jardins descobrirá muito mais.
A Mostra “Água – a vida corre por ela” foi aberta em junho, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, sob a curadoria do Núcleo de Pesquisa em Educação para Conservação e do Núcleo de Pesquisa em Ecologia do Instituto de Botânica, órgão pertencente à Secretaria do Meio Ambiente – SMA. Mas permanecem até dezembro e trazem várias informações importantes para quem valoriza a preservação deste bem fundamental à vida.
São 14 painéis comfotos e textos que abordam aspectos como a origem da água; razão porque é considerada uma substância única; sua disponibilidade e dinâmica no planeta e sua importância na manutenção da vida e da biodiversidade; o papel da água nas transformações da humanidade e no seu desenvolvimento cultural e econômico. Trata também da crise da água, suas consequências e os desafios a serem enfrentados a partir deste século, além de apontar ações que podem contribuir para o uso consciente deste recurso.
Museu
Ainda como programa diretamente educativo, há em meio aos jardins um Museu Botânico. Lá está aberta aos visitantes uma exposição permanente que demonstra os benefícios do conhecimento para a manutenção da biodiversidade e melhoria da qualidade ambiental e social dos ambientes urbanos. Equipamentos, história da pesquisa Botânica e do próprio Instituto, plantas… Tudo está ali para ser desvendado por pessoas de qualquer idade.
É interessante ainda apontar que nos bosques, alamedas e recantos do Jardim Botânico, o visitante encontra uma grande diversidade de espécies de árvores nativas e de vários países do mundo.
As árvores que compõem o paisagismo do Jardim cumprem um importante papel na educação e conservação, pois além de servirem como exemplo vivo da flora para centenas de estudantes, também constituem uma amostra da diversidade biológica do planeta.
Um roteiro de visitação do Jardim com a localização de várias espécies está disponível no site www.ambiente.sp.gov.br/jardimbotanico/files/2013/08/Árvores-do-jardim.pdf – e pode ser baixado e impresso.
Inserido no PEFI – Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o Jardim Botânico é uma unidade de conservação que abriga o 3º maior remanescente de Mata Atlântica totalmente inserida em área urbana da cidadeo.
Abriga área de manancial, que apresenta várias nascentes formadas pelo afloramento de lençol freático, parte delas formadora do histórico riacho do Ipiranga. É responsável por importantes serviços ambientais relacionados à amenização do clima de seu entorno, ao controle de cheias na bacia do riacho Ipiranga e à grande beleza cênica, muito necessária e valorizada em centros urbanos.
O Jardim Botânico abre de terça a domingo, das 9h às 17h. Ingressos: R$2,50 estudante e pessoas acima de 60 anos; R$ 5,00 adulto. Fica na Av.Miguel Estefano, 3031 – Água Funda.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados