Siga-nos

Política

Deputados da região estão entre os mais votados

Publicado

em

Cinco milhões de eleitores paulistas sequer compareceram às urnas no Estado de São Paulo. A abstenção, que totalizou 16,44% dos eleitores, ainda pode ser somada a outros 8% que votaram nulo ou branco e isto representa que pelo menos um em cada cinco brasileiros não encontrou escolha para votar nas últimas eleições. A situação é ainda mais crítica quando se trata da escolha de legisladores, aqueles que vão poder criar ou modificar leis e aprovar destinações orçamentárias para importantes projetos – sejam em nível federal ou estadual. Nesses casos, a proporção é inversa – apenas um em cada cinco brasileiros votou para deputados federais ou estaduais.

A votação na região, como em eleições anteriores, continua apontando uma imensa maioria de eleitores favoráveis ao PSDB (veja quadro ao lado). Só que, este ano, a surpresa ficou por conta da candidata Marina Silva, que parece ter conquistado a preferência tanto de eleitores que em outras eleições optaram pelo PSDB quando pelo PT.

Deputados

Já dois dos candidatos a deputado federal que vivem e têm escritório político na região tiveram um ótimo desempenho nas urnas.

Luiza Erundina de Souza nasceu na Paraíba em 1934, mas vive em São Paulo desde 1971. Foi a primeira prefeita mulher da capital paulista, entre 1988 e 1992 – pelo PT. Vale destacar que, na ocasião, venceu José Serra e Paulo Maluf na disputa pelo cargo.

Teve agora 200 mil votos para deputada federal, pelo PSB, e figura na lista como a décima mais bem votada do estado. Apoia a cadidatura de Dilma para presidente da república. Em seu blog na internet, após a vitória expressiva, declarou que quer estabelecer um “debate para a reforma política com a sociedade civil”. e também “o processo de democratização dos meios de comunicação”.

Erundina mora em um apartamento em Mirandópolis há muitos anos e seu comitê foi montado no mesmo bairro, na Rua Guaraú, bem próximo à estação Praça da Árvore.

Outro que chegou bem perto dos 200 mil votos foi o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que mora no Jabaquara e ali tem também seu comitê político, na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira.

Ficou muito conhecido por sua atuação no Jornal da Record, desde 1978. Foi eleito pela primeira vez em 1986 e se tornou deputado federal constituinte, na ocasião. Sua atuação na Câmara tem sido voltada para a defesa dos direitos dos aposentados. Diz que vai “lutar muito para aprovar o projeto que prevê o fim do fator previdenciário”, do qual é Relator. Também pretende se dedicar para votar o Projeto que trata da recuperação das perdas salariais de aposentados e pensionistas. E insistir para votar, ainda neste ano, a PEC nº300, que trata do piso nacional dos salários para policiais e bombeiros militares.

 

 

 

 

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados