Siga-nos

Educação

Depois do ENEM, vestibulandos agora se preparam para Fuvest

Publicado

em

Uma etapa já foi, outras estão prestes a acontecer para quem sonha em cursar uma universidade pública em 2017. No último fim de semana, mais de oito milhões de candidatos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. No dia 27 de novembro, será a vez da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona pouco mais de oito mil candidatos entre quase 150 mil inscritos para disputar uma vaga na Universidade de São Paulo (USP). Também seleciona 120 estudantes para a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
O Enem seguiu a tendência de anos anteriores, com perguntas que valorizam conhecimento amplo dos alunos
Na prova de linguagens, a poesia esteve presente em textos do português José Saramago e do brasileiro João Cabral de Melo Neto, além de um trecho da canção “Querido Diário”, de Chico Buarque de Holanda. Na prosa, os alunos se depararam com um trecho do livro “Onde estivestes de noite”, de Clarice Lispector, além de “Comédias da Vida Privada”, de Luis Fernando Veríssimo. Outra questão tratava de um problema muito comum entre os usuários de internet: os hoax, ou boatos.
O tema esporte esteve presente em diversas questões da prova, inclusive em itens de matemática que tratavam da composição de uma equipe de tênis e sobre as categorias de peso em modalidades de luta.
O Enem tem como marca trazer temas do cotidiano do aluno, mesmo em provas consideradas mais “duras”, como matemática. Vários itens abordaram problemas nacionais na área de saúde, como a dengue e a febre amarela. Outro assunto muito presente nos noticiários e que apareceu na prova de matemática foi o nível de reservatórios para abastecimento de água.
A prova de inglês trouxe trecho de uma canção e Paul McCartney, “Ebony and ivory”, em uma questão de interpretação. Nos itens de espanhol, a única questão com imagens trazia uma frase pichada em um muro com a frase “No supe qué ponerme y me puse feliz”.
A redação, que sempre gera ansiedade entre os candidatos, teve como tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
O gabarito oficial com as respostas do ENEM foi divulgado na quarta-feira, 8, mas os estudantes só terão acesso ao resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 19 de janeiro.
Fuvest
Como no ano passado, a USP também vai oferecer parte de suas vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão 2.338 candidatos selecionados através da nota do Enem.
Os estudantes poderão disputar vagas para cursos em oito campi da USP nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.
Os testes da primeira fase acontecem no próximo dia 27 de novembro, com início às 13h. Serão 90 questões distribuídas nas disciplinas de português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, além de questões interdisciplinares. O vestibulando poderá escolher entre cinco opções de resposta para cada questão e terá cinco horas de prazo para fazer os testes.

Jovens entram na Unip Vergueiro para prestar ENEM

Jovens entram na Unip Vergueiro para prestar ENEM

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados