Jornal São Paulo Zona Sul

Depois de dois anos, Prefeitura reabre UBS Parque Imperial

Há dois anos, a Unidade Básica de Saúde do Parque Imperial era desativada por conta de problemas estruturais no prédio onde estava sediada. Na época, a Prefeitura prometeu realocar o equipamento, o que aconteceu na semana passada.

As novas instalações UBS Professor Antonio Manoel da Silva Saragoça l, foi aberta na sexta-feira, 29 de novembro.

Durante o período em que ficou interditada, praticamente dois anos, os usuários precisaram ser redirecionados para o Ambulatório de Especialidades (AE) Alexandre Kalil Yasbek, localizado na Avenida Ceci, 2235, no Planalto Paulista, e na UBS Milton Santos, também localizada na Avenida Ceci, 2249. Na época, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota explicando a situação:

“A decisão de interditar a Unidade Básica de Saúde (UBS) foi tomada no dia 18 de dezembro de 2017, durante reunião com representantes da Prefeitura Regional da Vila Mariana, da Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana/Jabaquara, da Defesa Civil, e das secretarias municipais de Saúde e de Obras. Importante destacar que a interdição foi necessária por conta de rachaduras encontradas no prédio”.

Novas instalações

Na UBS serão realizados cerca de 9.500 atendimentos, entre consultas médicas, visitas domiciliares de Agentes de Saúde, consultas odontológicas e de enfermagem.

A UBS Parque Imperial é uma unidade que funciona no modelo misto, com equipes de Estratégia da Família (ESF), de Atenção Básica, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e de saúde bucal.

A UBS tem 20 novos colaboradores, entre eles, tocoginecologistas, pediatras, clínicos gerais, enfermeiros, auxiliares de enfermagens, administrativos, entre outros.

Maria Aparecida Evangelista, que utiliza os serviços públicos de Saúde na região, destaca a importância das novas instalações.”Antes era em um lugar menor. Essa unidade é maravilhosa, principalmente para os idosos do bairro que tinham que se deslocar para outros locais”, disse.

Para as novas instalações foram investidos na UBS Parque Imperial o montante de R$ 615.915,88 na obra, que garantiu o aumento da estrutura física de 24 para 50 salas, inclusive, um consultório para o atendimento dos idosos, além da compra de equipamentos e mobiliários. O espaço físico da UBS passou de 290m² para 946m².

A UBS desenvolve programas como Mãe Paulistana, Oxigênio Terapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Nossos Idosos, Programa Saúde na Escola, Tratamento diretamente observado de tuberculose (TDO), práticas integrativas, entre outros serviços.

Na cidade de São Paulo, desde 2018, a Prefeitura, por meio da SMS, já reformou 37 equipamento.

A unidade é gerenciada pela Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A população estimada da região é de 75.585 habitantes.

Fica na rua Major Freire, nº 510 – Vila Monte Alegre – São Paulo. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h.

Comentar