Siga-nos

Meio ambiente

Depois das festas, dê ao lixo o destino correto

Publicado

em

É preciso acondicionar corretamente o lixo doméstico para evitar acidentes e contribuir com a limpeza urbana

Festas são marcadas por momentos de alegria, ceias em família, trocas de presentes com pessoas queridas, brindes . Nas últimas semanas, o São Paulo Zona Sul publicou dicas para quem quer evitar o consumo exagerado, no final de ano, que traz males à saúde e representa consumo excessivo de recursos naturais. Proteger a natureza em meio urbano é cuidar também para que os resíduos – sejam eles recicláveis ou material orgânico – não se espalhem pelas ruas.
Para evitar o excesso de resíduos, mostramos algumas dicas simples: não rasgue embalagens e guarde-as para futuros presentes ou até para organizar objetos em casa; distribua sobras de alimentos entre os familiares que participaram da festa e tente ser criativo em receitas com o que ficou na geladeira..
Depois de tentar reduzir o volume de lixo doméstico, a preocupação é com o acondicionamento correto do que vai para a porta de casa. Copos e outros objetos de vidro que se quebram podem ser levados a postos de entrega voluntária de recicláveis. De qualquer forma, é preciso que estejam adequadamente embalados para evitar que os coletores ou equipes que vão triar o material para reciclagem se machuquem durante a manipulação.
Use jornais e revistas velhos para embalar restos de comida, cascas de frutas, sementes e outros itens gordurosos ou líquidos. Lembre-se que o ideal é acondicionar o óleo da fritura em pets e não despejá-lo diretamente na rede de esgoto. Ao colocar o lixo doméstico em dia de coleta, certifique-se de não extrapolar o peso em cada embalagem e de não colocar objetos pontiagudos, para que o saco não fure ou arrebente. É importante também conferir o horário para não deixar o lixo por tempo demais em vias públicas. As embalagens que ficam por muitas horas expostas podem ser alvo da cães ou até de vândalos.
A região de Vila Mariana, Saúde, Moema, Jabaquara e Ipiranga também conta com coleta especial, só de recicláveis. Assim, o ideal é reunir todos os resíduos de plástico (embalagens, potes não reaproveitáveis, garrafas pet, peças plásticas quebradas etc), metal (latinhas de refrigerante e outros produtos), papel e vidro e colocar na calçada apenas na data em que é feita a coleta de recicláveis.
Em caso de dúvidas sobre o horário da coleta regular ou especial, consulte o site da concessionária responsável pelo serviço na região (www.ecourbis.com.br), ou ligue para a central de atendimento da Prefeitura: 156.

 

as festas terminam e o lixo doméstico aumenta. é preciso estar atento para o horário da coleta e acondicionar os resíduos corretamente

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados