Siga-nos

Urbanismo

Denúncia aponta criadouros de dengue em imóveis municipais

Publicado

em

A postagem em rede social teve quase 1600 curtidas 2400 compartilhamentos, mais de 100 comentários. Nela, o Centro de Oncologia Ocular da Unifesp denunciou, na tarde de 9 de fevereiro, que imóveis da Prefeitrua no bairro estavam repletos de sujeira e que poderiam abrigar criadouros do mosquito da dengue.

Dizia o texto:

“A prefeitura de São Paulo necessita eliminar os criadouros de mosquito no seu próprio terreno da rua Botucatu com a rua Loefgreen. Servia de criadouro para Dengue e hoje vivemos a catastrófica epidemia de Zika. O terreno é vizinho do departamento de oftalmologia do Hospital São Paulo, frequentado por gestantes e centenas de pacientes a cada dia. Que tal a prefeitura dar o exemplo que as pessoas devem seguir em suas próprias casas? A população da Vila Clementino e todos os funcionários e pacientes de um dos maiores hospitais da América Latina exigem ação urgente.”

Nõa é a primeira vez que o terreno municipal pertencente à Subprefeitura de Vila Mariana se torna alvo de denúncias da vizinhança. Ali, ficam armazenadas as carcaças de veículos abandonados nas ruas da região, por exemplo, além de carrinhos de ambulantes sem licença, bancas de jornal apreendidas…

A Subprefeitura, entretanto, garante que está atenta ao problema. Em nota, explicou que o terreno da Rua Loefgreen abriga dois setores, o almoxarifado e apreensão e confirmou que o local abriga carros que foram abandonados nas ruas, depois de cumprido o POP – Processo Operacional Padrão. “O espaço abriga dezenas de veículos que aguardam para serem leiloados, mas seus processos administrativos ainda estão em curso”, diz a nota.

Segundo a Subprefeitura, por ser aberto, o local é sujeito a intempéries. Admite que as carcaças e outros itens ali podem se transformar em criadouros dos mosquitos como o Aedes Aegypti que transmite o vírus da dengue, chicungunya e zika. Mas, garante, a SUVIS Jabaquara/Vila Mariana frequentemente vistoria o espaço e aplica larvicida biológico quando necessário. A última aplicação terida sido realizada no dia 27 de janeiro.

Ainda de acordo com a Subprefeitura, os biólogos tem aplicado o larvicida biológico BTI que não é muito tóxico e também pode ser utilizado no ambiente doméstico para melhorar a eficiência no bloqueio de possíveis criadouros para as larvas do Aedes Aegypti, pois embora a vida do mosquito, em média, seja de 30 dias, as larvas podem durar até um ano a espera da água.

 

 

Subprefeitura remove 16 caminhões de lixo de casa em Mirandópolis

Há três endereços particulares na região de Mirandópolis que vêm sendo denunciados por moradores por conta do acúmulo de lixo: nas ruas das Rosas, Pirituba e Três de Maio. Em geral, a vizinhança fica preocupada com o mau cheiro, o aspecto estético mas, principalmente, claro, com a proliferação de vetores que transmitem doenças.

Ratos e mosquitos transmissores de vírus que podem causar dengue, febre chikunguya e zika podem se espalhar nestes imóveis e afetar a vizinhança.

Esta semana, a Prefeitura obteve autorização judicial para entrar em um dos endereços denunciados e fazer a remoção do lixo encontrado.

A ação aconteceu na tarde de ontem, dia 18, quando as equipes entraram na casa da Rua das Rosas. Ali, havia toneladas de lixo que, para serem removidas, demandaram nada menos que 16 caminhões.

Ações contra dengue

Além de ações como cuidar do terreno que abriga carros (matéria ao lado) e remoção do lixo em imóveis particulares, desde que haja ordem judicial, a Subprefeitura também tem desenvolvido encontros para Capacitação Técnica para o Combate do Aedes Aegypti .

A apresentação informa vários pontos importantes para reconhecer desde os sintomas dos diversos vírus, a morfologia e o ciclo de vida do Aedes Aegypti até os locais mais comuns onde a fêmea do Aedes Aegypti coloca seus ovos.

Cada participante recebe certificado de treinamento e uma apostila com informações técnicas e também com a quantidade ideal de cloro que deve ser colocado na água parada de difícil acesso, como os bueiros, entre outros lugares.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados