Siga-nos

Segurança

Delegado quer aproximação com comunidade

Publicado

em

Ele quer ouvir o que a população do Jabaquara tem a dizer, conhecer suas principais ansiedade, em especial no que diz respeito à segurança local. O novo delegado titular do 35º distrito policial, dr. Genésio Leo Jr., detesta a mesmice, a rotina. Talvez seja resultado da trajetória de quem começou a trabalhar ainda muito jovem, motivado pela saúde frágil do pai. Hoje, traz uma bagagem vitoriosa no combate ao tráfico de drogas e ao roubo de cargas, por seu trabalho anterior na Polícia Civil. Por isso, encara como um desafio instigante essa aproximação com a população.

Esta semana, ele esteve na sede do jornal S.Paulo Zona Sul, ao lado de um dos comerciantes mais tradicionais do Jabaquara, Manuel Recena Quevedo Torres. Contou que tem conversado, aliás, com diversas lideranças do bairro e que busca demonstrar essa abertura para garantir a melhoria tanto no atendimento da delegacia quanto no processo investigativo dos problemas que afetam a segurança local.

“Acredito que em qualquer trabalho são necessárias ações planejadas, direcionadas. É o que pretendo fazer para que, paulatinamente, haja reflexos positivos no trabalho desenvolvido por toda equipe de policiais civis de nossa delegacia, tornando o plantão diferente do que é hoje”, resume.

Entre as motivações de sua visita à sede do jornal, percebem-se algumas dessas ações. Ele quer modificar até o visual da delegacia, levando para o plantão imagens antigas do Jabaquara. “A comunidade precisa preservar e valorizar sua memória”, observa. O jornal S.Paulo Zona Sul vai contribuir para este trabalho, selecionando em seu acervo fotos que mostram a evolução do Jabaquara no século passado. Dr.do jornal Léo quer ainda estimular a leitura do noticiário regional por aqueles que frequentam a delegacia e por isso exemplares serão disponibilizados no plantão.

Ele ainda destaca que é fundamental que as pessoas que moram ou trabalham no Jabaquara sintam esse canal de comunicação aberto com a delegacia. O trabalho de investigação tende a se fortalecer com a confiança da comunidade em transmitir informações à polícia. Além de portas abertas, o delegado acredita que um plantão mais ágil estimule as vítimas de crimes mais simples, como roubos de celulares ou assaltos a pedestres por exemplo, a procurar a delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência. Os B.O.s são fundamentais para que a polícia consiga determinar onde os marginais estão agindo, como, em que horários…

Desenvolver estratégias em estreita parceria com a Polícia Militar é ainda considerado primordial, na visão do dr. Léo.

Outra forma de contato que considera importante é a reunião do Conselho de Segurança Comunitário da região. No chamado Conseg, qualquer pessoa pode comparecer e apontar suas queixas e denúncias relacionadas à segurança do Jabaquara. Os encontros são mensais, no Jabaquara sempre na terceira segunda-feira de cada mês. Assim, a próxima reunião será nesta segunda, 21, às 19h30, na sede da Sociedade Amigos da Cidade Vargas (Praça 20 de Setembro, 2, ao final da Rua 11 de fevereiro, próx. ao terminal Jabaquara).

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Manoel messias

    7 de janeiro de 2019 at 12:45

    Muito bom projeto doutor Léo.
    Já trabalhei com o senhor é sei da sua honestidade e competência.
    Gostaria de vê lo de novo.
    Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados