Siga-nos

Segurança

Delegacia da Vila Clementino é definida como a melhor do estado

Publicado

em

Instituto Sou da Paz entrevistou pessoas que definiram 16o DP como limpo, sem filas e de ótimo atendimento

 

No final do ano passado, foi promovida a V Semana de Visitas a Delegacias, um projeto realizado em 22 países realizado pela Altus Aliança Global e Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, com parceria do Instituto Sou da Paz, que organiza a pesquisa em São Paulo. Cerca de 70 voluntários do Instituto visitaram 22 unidades na capital para avaliar a qualidade dos serviços. Esta semana, foi divulgado o resultado da escolha da melhor delegacia do estado de São Paulo e ganhou o 16° D.P, responsável pela atuação em bairros como a Vila Clementino, Mirandópolis, Planalto Paulista e Saúde. De acordo com a coordenação do Instituto, “o 16° DP foi considerado um exemplo positivo de delegacia por ser um local limpo, organizado, sem filas e com ótimo atendimento”. O comunicado do Sou da Paz ainda define que, segundo os visitantes, “a delegacia estava em ótimo estado de conservação, limpeza e organização, fato este que os impressionou”.A avaliação é feita seguindo um questionário padrão sobre os seguintes aspectos: orientação para a comunidade; condições materiais; tratamento igualitário da população; condições de detenção; transparência e prestação de contas. De acordo com o delegado titular, Paulo Henrique Navarro, não há milagres. “Foi necessário um choque de gestão”, diz ele, que está no comando do D.P. da Vila Clementino há apenas 16 meses. “A equipe é a mesma, o prédio também. Mas a filosofia agora é outra”, diz. Para Navarro, a avaliação positiva da comunidade não reflete apenas a satisfação com a agilização do atendimento e melhoria de condições do prédio. “Estamos trabalhando muito no esclarecimento dos crimes”, garante. “Agora, o delegado titular trabalha de portas abertas, em todos os distritos da capital”, observa.Navarro ainda acredita que o trabalho conjunto com investigadores e toda a equipe do Distrito e a proximidade com a comunidade fazem com que o trabalho dê melhores resultados. Ele se refere, especialmente, ao “Novo Sistema de Gestão do Decap”, implantado há menos de um ano. Ele destaca ainda o apoio total do delegado titular da 2ª Seccional, Adalberto Henrique Barbosa, do diretor do Decap, Carlos José Paschoal de Toledo e do delegado geral Marcos Carneiro Lima. Avalia que a nova sistemática implantada pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital foi outro facilitador no trabalho de investigação e no atendimento, já que reduz a espera. A criação das Centrais de Flagrante agilizou os atendimentos das ocorrências e desafogaram as delegacias, que se dedicaram ao trabalho de investigação.Segundo a Secretaria de Segurança Pública, pesquisa interna também comprova essa melhoria na imagem das delegacias junto à população. A quantidade de elogios dos cidadãos para o atendimento das delegacias passou de 45%, em julho de 2011, para 82% em abril de 2012.O 16º DP está localizado na Avenida Onze de Junho, 89, e conta com 80 policiais.Telefone: 5549-8293.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Eduardo Pereira Neto

    9 de outubro de 2019 at 17:27

    Muito bom saber de tudo isto.

    Gostaria muito de saber em que ano está delegacia foi inaugurada nesta rua.Ela era antigamente na avenida. Miguel Estefano, correto?
    Meu avô foi subdelegado la nos meados da década de 50.Ele se chamava Eduardo Pereira.

  2. Rubia Zecchin

    2 de julho de 2021 at 19:18

    Infelizmente, tive uma péssima impressão sobre um investigador (_editado_) Pessoa de patrimônio pessoal muito rebaixado, agressivo e sem a menor qualificação para o trato com o público. Fiquei estarrecida! Foi muito agressivo comigo por duas vezes, entre elas, tentou amenizar, mas foi lamentável. O delegado foi atencioso e muito delicado, desculpou-se em nome do brutamontes. Fiquei sabendo que era seu último dia naquela delegacia, mas para onde quer que vá, isto se repetirá, é uma pessoa sem nenhuma qualificação para atendimento ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados