Siga-nos

Meio ambiente

Dê preferência a lâmpadas de Led para decoração de natal

Publicado

em

Você sabia?

 

Em poucos dias, as casas e estabelecimentos comerciais da região estarão enfeitados para o Natal. As luzes vão surgindo aos poucos e, no início de dezembro, já dominam a paisagem urbana, criando um cenário único e encantador. Mas, como evitar que este clima que contribui para a festa de final de ano se transforme em atitude em desacordo com os princípios da sustentabilidade?
A primeira dica é não trocar a decoração todos os anos. Guarde a árvore, os enfeites e use também da criatividade. A internet está repleta de dicas para produzir adornos a partir do reaproveitamento e reciclagem de materiais – de garrafas pet a tecidos.
É fundamental também substituir aquelas luzes tradicionalmente usadas por LED. Apesar de mais caras, as lâmpadas que usam desta tecnologia são muito mais duráveis, ou seja, os produtos vão durar por vários anos. Assim, a cada Natal, é possível incrementar a decoração… Investir, aliás, em LED para toda a casa é uma boa ideia: as lâmpadas transformam toda a energia recebida em iluminação, enquanto nos demais tipos mais de 90% da eletricidade recebida é desperdiçada, não se converte em luz.
Outra razão para investir em led é o descarte, pois não há metais pesados na composição. Se a durabilidade e a economia de energia tornam a lâmpada LED bem menos agressiva à natureza, a expectativa é de que seu uso se popularize e cresça nos próximos anos, ao mesmo tempo em que a tecnologia avança e permite usos diversificados e longevidade cada vez maior.

 

Cidade iluminada e correta
Luzes de led, além de mais bonitas, têm características sustentáveis

 

Passeios

 

Estimule o hábito de andar de bicicleta em parque apropriado

 

Nas férias, é interessante desenvolver hábitos saudáveis e sustentáveis. Andar de bicicleta não apenas faz bem à saúde de quem pedala como também é positivo para o meio ambiente por significar redução na emissão de poluentes. Pedalar 65 quilômetros evita a emissão de sete quilos de poluentes, dizem especialistas. Melhor ainda é cultivar este hábito nas crianças.
Na região, um bom lugar para quem quer resgatar esta prática é o Parque das Bicicletas, que já existe há doze anos e funciona diariamente das 6h às 22h – durante o horário de verão é ainda melhor curtir o espaço, que ainda tem como aspecto positivo o fato de reaproximar os ciclistas da natureza. Também podem ser usados no local skates, patinetes, patins… Conta ainda com academia ao ar livre e espaço para caminhadas. Uma parcela do parque está atualmente interditada para as obras de expansão da Linha 5 – Lilás do Metrô. A previsão da duração das obras é de 4 anos e, ao final, o Parque será integralmente devolvido à população.
O Parque das Bicicletas fica na Alameda Iraé, 35 – travessa da Avenida Indianópolis, na divisa entre Planalto Paulista e Vila Clementino

 

Pedalar sempre!
Parque das Bicicletas estimula hábito saudável e sustentável

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados