Siga-nos

Gastronomia

Curta a época da alcachofra em pizzarias da região

Publicado

em

Primavera é tempo de flores!!! E isso inclui uma iguaria muito apreciada – a alcachofra! Entre agosto e novembro, a planta costuma aparecer nas prateleiras de supermercados, hortifrutis e nas feiras com precinho mais convidativo. E uma das maneiras mais saborosas e criativas de saborear o coração e as pétalas de alcachofra é nas pizzas!

É bem verdade que a maioria delas é feita a partir de conservas do vegetal mas… quem liga? O ideal é saborear a delícia com qualquer desculpa e sem culpa!

Nas pizzas, a alcachofra ganha acompanhamentos e temperos que dão um toque irresistível. O paladar agradece. De qualquer forma, o São Paulo Zona Sul preparou um roteiro de boas pizzas feitas com alcachofra na região. Confira!

Forno da Vila

Na pizzaria da Vila Mariana, a redonda que leva a saborosa planta é novidade. Reúne corações de alcachofra, gorgonzola dolce e pistache torrado.

A mistura criativa pode ser conferida na Pizza Forno da Vila, que fica na Rua Capitão Macedo, 552 – Vila Mariana. Telefone: 5082.4547.

Braz Quintal

Uma das pizzarias eleitas pelo público em pesquisa do Datafolha tem unidade com mesas ao ar livre na Vila Mariana – ideal para curtir os dias quentes de Primavera e Verão.

Lá, na Quintal do Braz, tem a Alcachofrinha, feita com alcachofrinhas italianas assadas na lenha em azeite de ervas, queijo caciocavallo e tomatinhos assados

A Bráz Quintal fica na Rua Gandavo, 447. Telefones: 5082-3800 e 5539-4912

1900

Outra das pizzarias bem elencadas no DataFolha e uma das mais tradicionais da região é a 1900, criada há quase 40 anos na Vila Clementino.

Ali tem duas ótimas pedidas para os fãs de Alcachofra.
A Trentacinque, que aliás foi criada para celebrar os 35 anos da pizzaria, tem sabor especial graças à combinação de coração de alcachofra, burrata Levitare®,tomatinhos, presunto tipo Parma e rúcula.

A casa também tem a tradicional Carciofini, que é uma receita mais simples e por isso talvez destaque mais o sabor do ingrediente. Mistura coração de alcachofra e parmesão.

A unidade mais antiga e tradicional da 1900, na Vila Mariana – R. Estado de Israel, 240 – telefone: 5575-1900. Tem uma também em Moema, na Al. dos Nhambiquaras, 573 – telefone: 5904-1342

Chaplin

Mas, quando se fala em boa pizza, outra indicação local que não pode ficar de fora do roteiro é a Chaplin Pizzaria, que funciona na divisa entre Mirandópolis e Vila Clementino desde 1964.

Ali, a Pizza de Alcachofra recorre a uma mescla de mozarela, parmesão e azeitonas verdes fatiadas. Vale destacar que, diferente das outras pizzarias, a Chaplin tem forno elétrico, o que deixa a massa mais sequinha e crocante – vale muito experimentar.
Fica na Rua Luis Góis, 1231.Telefone: 5079-9466.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados