Siga-nos

Construção e Reforma

Cursos grátis ensinam a cuidar do jardim

Publicado

em

Que tal montar um jardim em casa – e cuidar dele? Que tal saber as plantas adequadas para uso interno ou externo? As que resistem mais ao clima paulistano, as que são perfeitas para apartamentos, pequenos jardins, grandes quintais… Ou quem sabe sua intenção seja montar uma pequena horta no quintal? Ou em vasinhos?
Que tal ir além e descobrir como aproveitar melhor tudo isso e aprender recursos paisagísticos, para desenvolver projetos mais audaciosos como um jardim sobre lajes, por exemplo?
Todas estas informações podem ser aprendidas gratuitamente na Escola de Jardinagem que funciona no Parque do Ibirapuera. Prestes a completar 41 anos de existência, a escola atualmente faz parte da Universidade Livre do Meio Ambiente e da Culutra de Paz, a UMAPAZ, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Além dos cursos extensos, que acontecem semestralmente, há também oficinas e mini cursos. Neste mês de julho, por exemplo, está em andamento um minicurso de botânia sobre suculentas e cactáceas. No dia 22, acontece a oficina “Conhecendo a Semente e Semeando” e no dia 27 outra sobre “Compostagem e Minhocário”.
Há regularmente palestras e oficinas sobre retenção da água da chuva, pragas que atingem as plantas, técnicas de plantio, plantas medicinais, ensino de montagem de terrários e muito mais.
Cursos
As datas para as turmas de segundo semestre dos cursos de Jardinagem, Recursos Paisagísticos, Horta e Estudo da Família Orquidácea ainda não foram definidas. Mas há várias turmas com diferentes horários e as aulas se estendem por todo o semestre. Quem participa de pelo menos 75% das aulas ganha certificado de conclusão do curso.
Os alunos aprendem desde conceitos básicos sobre Meio Ambiente, botânica e estudo do solo, até detalhes sobre as árvores, trepadeiras, plantas de interior, composto orgânico, trepadeiras, forrações, pragas e doenças…
Já o curso de Recursos Paisagísticos só pode ser frequentado por que já fez o curso básico de Jardinagem. Nos cursos de Horta ou de Estudo da Família Orquidácea não há exigência prévia.
Outra coisa interessante para quem quer cuidar direitinho dos jardins de casa é o Programa de Atendimento às Plantas, criado para auxiliar os munícipes a respeito de como cuidar das plantas, esclarecendo sobre cultivo, pragas, doenças, adubação,etc. O contato pode ser feito pelo email papjardim@prefeitura.sp.gov.br
A programação completa das oficinas e cursos pode ser conferida no site www.prefeitura.sp.gov.br/escola de jardinagem. Lá também há apostilas disponíveis com o conteúdo do curso, para download.
A Escola fica no Parque do Ibirapuera, com entrada pela Av. IV Centenário, 1268. Em caso de dúvida, ligar para a Secretaria de Cursos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone: 11 5574-0705.

Foto

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados