Siga-nos

Trânsito

Cursino tem 2,8km de faixa exclusiva para ônibus

Publicado

em

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantaram 2,8 km de faixa exclusiva à direita para ônibus, na Avenida do Cursino, entre as ruas Dom Villares e Santa Cruz, na Região Sul da cidade na última segunda-feira, dia 6. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00, nos dois sentidos.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Com esta implantação, a malha de faixas exclusivas chega aos 473,4 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 383,4 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.
De acordo com a CET, pela Avenida do Cursino, no trecho de implantação, circulam 22 linhas, numa frequência de 56 ônibus/hora, que transportam 153 mil pessoas por dia, em média.
Em função da implantação da faixa exclusiva a regulamentação de velocidade da Avenida do Cursino foi alterada para 50 km/h, no trecho entre Rua Santa Cruz e Avenida Miguel Estéfano.
A CET informou ainda que a ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus.
Avisa, por outro lado, que a partir de 13 de abril, segunda, a fiscalização será intensificada na via. De qualquer forma, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva em qualquer data.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Para quem resolver estacionar por ali, a multa é mais pesada – R$ 127,69.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados