Siga-nos

Meio ambiente

Cuidados com “lixo” evitam doenças

Publicado

em

Ratos, escorpiões e os mosquitos transmissores de vírus como o da Zika e dengue podem proliferar especialmente no verão

Quando os resíduos produzidos em casa são corretamente acondicionados e colocados no horário correto para a coleta, a cidade fica esteticamente mais bonita e organizada, e até o trabalho dos agentes de limpeza pública é facilitado.
Não deixar o lixo acumulado ou exposto, nem em embalagens frágeis que possam se romper e deixar os resíduos espalhados traz diversos benefícios para a cidade.
O ambiente urbano limpo reduz as possibilidades de proliferação inclusive dos chamados animais sinantrópicos, como ratos, baratas, moscas, lacraias, aranhas, escorpiões, pulgas e mosquitos.
A Prefeitura conta com ações especialmente desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses para controlar animais sinantrópicos, através do Centro de Controle de Zoonoses, mas o ideal é a população contribuir, mantendo limpo tanto o ambiente doméstico quanto as vias públicas.
Há medidas tomadas para reduzir a população destes animais, mas há também planejamento preventivos. Em comum, o fato de que a sujeira ou resíduos facilitam a proliferação ou servem de esconderijo.
Vale ressaltar que toda espécie necessita de três fatores para sobreviver e se reproduzir: água, alimento e abrigo. Água não é fator limitante, especialmente na época das chuvas. Por isso, para evitar a superpopulação de qualquer animal sinantrópico.
O ideal, portanto, é impedir a formação de “tocas”, ou seja, abrigos, e o fornecimento de alimentos.
Materiais acumulados em quintais, jardins e garagens como pneus, latões, móveis e eletrodomésticos velhos, caixotes, todos podem servir de abrigo a ratos, aranhas, escorpiões. Ou mesmo acumular água que facilitará a reprodução de larvas de mosquitos.
Entulho e material de jardinagem acumulado e sem cuidados também podem desempenhar a mesma função.
Já sujeira e lixo, como restos de comida, embalagens com resíduos vão representar o alimento necessário para a reprodução dos animais.
Por isso, o acondicionamento de resíduos deve ser feito sempre dentro de sacos de lixo resistentes ou latas com tampas que permitam fechamento completo. De preferência, mantenha dentro de lixeiras e sobre estrados, evitando contato direto com o solo. Lembre-se, ainda, de apenas colocar o lixo na rua uma hora antes de o coletor passar. Para saber o horário correto, visite: www.spcidadelimpa.com.br.
Não despejar lixo ou entulho em vias públicas ou terrenos baldios é outra medida preventiva essencial.
O site também mantém informações sobre a coleta de bagulhos e locais adequados e gratuitos para descarte de entulho.

Objetos inservíveis acumulados em quintais podem servir de abrigo para ratos, escorpiões ou acumular água e se transformar em criadouro para larvas de mosquitos

Objetos inservíveis acumulados em quintais podem servir de abrigo para ratos, escorpiões ou acumular água e se transformar em criadouro para larvas de mosquitos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados