Siga-nos

Construção e Reforma

Cuidado com boleto e sites falsos para cobrança de IPTU

Publicado

em

Golpistas estão distribuindo pelo correio ou entrega em domicílio boletos falsos com cobrança de IPTU. O carnê enviado tem até logotipo e cores usadas pela Prefeitura neste tipo de cobrança.
O alerta foi feito na semana passada pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico. Muitos moradores só percebem o golpe depois que recebem o documento verdadeiro e oficial e depois de já terem pago o boleto falso.
A Secretaria de Finanças assegura que está tomando as providências necessárias junto à Polícia Civil e ao Ministério Público, além de notificar agentes financeiros sobre as cobranças indevidas, a partir das denúncias recebidas pela pasta. A dica é prestar atenção aos boletos recebidos. Se houver dúvida, envie um e-mail para ni@prefeitura.sp.gov.br ou solicite a segunda via somente nas Subprefeituras ou por meio do endereço eletrônico oficial: www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp.
Vale destacar que o golpe também está sendo aplicado por meio da internet, em links fraudulentos como www.tributos-saopaulo-gov.com.br e www.iptu-sao-paulo-gov.com.br, para os quais a Prefeitura já solicitou, junto à Justiça, o cancelamento dos domínios. Ou seja, o ideal é não realizar buscas por “2ª via IPTU” em sites de pesquisas, como o Google, para que não sejam induzidos a acessar sites falsos, também utilizados por fraudadores para gerar boletos semelhantes ao Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP).
“Uma outra maneira de o contribuinte identificar se o documento é verídico ou não é verificar se consta o campo com a situação de pagamento. Se não constar, é falso. Porém, se constar, é necessário verificar se está coerente com o que foi pago nos outros meses”, ressalta o subsecretário da Receita Municipal, Wagner Alexandre Damazio de Freitas.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados