Siga-nos

Artigo

Criança acima do peso e alimentação saudável

Publicado

em

Educar uma criança, impor limites, fazer consumir alimentos saudáveis e evitar alimentos industrializados, refrigerantes, excesso de doces não é uma tarefa fácil para os pais e familiares de hoje.

Um estudo realizado no Instituto do Coração (Incor) mostra que uma em cada quatro crianças é obesa. De acordo com este levantamento, o crescimento da obesidade infantil está diretamente ligado aos hábitos alimentares e associado ao sedentarismo. Mais do que isso: indica que crianças obesas estão mais propensas a se tornar adultos obesos , elevando o risco de doenças como diabetes, cardiopatias e hipertensão.

O primeiro passo é oferecer alimentos saudáveis como verduras, legumes e frutas, além de lanches saudáveis para levar à escola. Explicar para a criança sobre a importância de cada alimento que está consumindo é essencial.

Caso recuse algum, não deixe de oferecê-lo: insista após algumas semanas em outro tipo de preparação, junto a outros alimentos, modifique os temperos, faça um prato colorido. É importante que a alimentação seja um momento prazeroso, divertido, para que a criança se sinta bem, com energia para brincar e assim levará estes hábitos saudáveis para a vida inteira.

Se sentir dificuldades, procure um profissional nutricionista para auxiliá-lo nesta fase tão importante. Aproveite o início das férias de Julho para controlar melhor sua alimentação e não exagerar nas guloseimas.

Priscila Y. Monomi – Nutricionista – CRN 3 28885

Tel – 97698-2325 – pri_ym@hotmail.com

Será que é realmente impossível convencer a criança a trocar alimentos gordurosos, com excesso de açúcar ou sal, por legumes, verduras, frutas e cereais? Qual o lanche ideal para ser levado à escola? A reeducação alimentar pode contar com o apoio de profissionais habilitados em nutrição, para garantir uma vida adulta saudável, sem obesidade e com maior resistência física que evitam doenças e trazem mais energia ao dia a dia.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados