Siga-nos

Meio ambiente

Cresce reciclagem de embalagens longa vida

Publicado

em

Brasil é pioneiro na criação de tecnologia que separa plástico, papel e alumínio, materiais integrantes da embalagem cartonada

Que o desperdício de alimentos é ruim para a preservação do meio ambiente, muita gente já sabe. Mas, são poucos os que param para refletir que até mesmo a forma adequada de embalar e preservar alimentos pode, portanto, ganhar importância no mundo moderno, na medida em que evita que comida e bebida se estraguem. Se, nesse sentido, as embalagens longa vida ganham cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercado, por outro ainda é um desafio ampliar a reciclagem ou garantir a destinação correta do material.

Desde que surgiram, ainda na década de 1970, as embalagens cartonadas, feitas a partir de papel, plástico e alumínio, ganharam a preferência do consumidor. Agora, totalmente popularizadas, elas precisam ganhar destinação correta, o que vem crescendo no Brasil e no mundo.

Diferente do que acontece com outros materiais, como o alumínio, o papel e o PET, a reciclagem de embalagens cartonadas no Brasil não atinge índices altos: apenas 29% do material se trasforma em outros artigos.

Os países onde mais se recicla o material, entretanto, não estão muito à frente, atingindo cerca de 40% do total consumido. Nos Estados Unidos, a reciclagem atinge ainda apenas 8% do total e em alguns países, como a China, onde nem mesmo havia reciclagem, já chega a 10% do total. Mas, além disso, o Brasil é referência em tecnologia de reciclagem das embalagens longa vida: aqui foi desenvolvida a primeira tecnologia do mundo capaz de separar as camadas de plástico e alumínio das embalagens.

Hoje, o processo permite que embalagens usadas se transformem em telhas e placas placas para a construção civil, vassouras e outros artigos. No caso das telhas, elas são consideradas mais duráveis e refletem melhor o calor, por conta do alumínio presente na composição.

No ano passado, houve um aumento global de 10% na reciclagem das embalagens longa vida. De acordo com a Tetra Pak, principal empresa de produção de embalagens cartonadas, cerca de 3,6 bilhões de unidades foram recicladas o ano passado . O Brasil acompanhou este crescimento e alcançou um volume de 65 mil toneladas recicladas.

 

as embalagens evitam desperdício de alimentos pois evitam que se estraguem, mas devem ser encaminhadas para transformação em telhas e outros produtos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados