Siga-nos

Saúde

Coronavirus já circula e contagia em São Paulo, com 6 infectados

Publicado

em

A irmã a a sobrinha do primeiro paciente detectado com coronavírus em São Paulo. Elas participaram do almoço que foi promovido na casa do empresário, que havia acabado de chegar da Itália e reuniu 30 pessoas em casa.

Apesar de o diagnóstico do empresário ter sido confirmado já no dia seguinte ao almoço, a Secretaria de Estado do Governo decidiu não isolar os familiares que mantiveram contato com o doente.

Até essa sexta, já há nove casos com resultado positivo para o novo coronavírus, incluindo uma menina de 13 anos que não apresenta nenhum sintoma mas teria feito o exame a pedido da escola, por ter voltado de viagem.

Os pacientes estão bem e em isolamento domiciliar, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Dos seis casos, quatro foram adquiridos fora do país e um é assintomático – mas foi confirmado pelo Ministério da Saúde por apresentar elementos como o resultado positivo do exame, infecção provável na Itália e possibilidade de estar em período de incubação do vírus.

Os outros dois casos de pessoas que foram infectadas por contato com o viajante indicam que o vírus já circula em São Paulo.
Até quinta, 5, São Paulo registrou 182 casos suspeitos para coronavírus, com 159 descartados. Segundo a secretaria, considera-se caso suspeito:

– Paciente que viajou a uma área com transmissão local, apresenta febre e pelo menos um sintoma respiratório;
– Paciente que teve contato próximo com um caso suspeito ou confirmado para Covid-19 nos últimos 14 dias, e apresenta algum sintoma como febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal e coriza, por exemplo.

Fake news

O Governo do Estado criou um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.
Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Valéria

    6 de abril de 2020 at 14:22

    Peço por que mantenham de alguns forma zona sul da nformada que aqui já ouve caso .Hoje eu vi dois homens de branco numa casa num carro branco .Mas não perguntei . Peço por favor me avise pra eu fala pra as pessoas que muitos não ligam .Não usam máscaras. Teve até festa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados