Siga-nos

Meio ambiente

COP 22 discute futuro

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Acaba de ser realizada na cidade de Marrakesh, no Marrocos, a 22ª Conferência Quadro das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 22). O evento anual da Organização das Nações Unidas (ONU) reúne representantes de diversos países para discutir as mudanças no clima do planeta.
A conferência marca o momento de regulamentação do Acordo de Paris e de como essas regras serão definidas e regulamentadas por cada nação. Selado em dezembro de 2015, o Acordo de Paris estabelece mecanismos para que todos os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática. O compromisso brasileiro é cortar 37% das emissões até 2025, com indicativo de reduzir 43% até 2030. Outras metas brasileiras são aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética para aproximadamente 18%, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, bem como aumentar em 45% a participação de energias renováveis na composição da matriz energética até 2030.
As metas foram estabelecidas pelo Governo e aprovadas pelo Congresso, mas na verdade toda a sociedade pode e deve contribuir para o sucesso das metas.
A redução das emissões de poluentes depende essencialmente do consumo consciente. Mas, no caminho contrário, o Brasil vem aumentando, nos últimos anos, a produção de lixo por família no país. Esta geração de resíduos em níveis próximos aos países mais ricos do mundo, entretanto, não é acompanhada pelo crescimento dos índices de reciclagem ou reaproveitamento dos resíduos produzidos.
A maior parte deste consumo ocorre em meios urbanos. É importante ressaltar que a cidade de São Paulo já conta com coleta seletiva domiciliar. Centrais mecanizadas fazem a separação dos materiais recicláveis e há também cooperativas que encaminham papel, vidro, metal e plástico para o processo de transformação em novos artigos.
Reduzir a quantidade de lixo produzida também significa reduzir o desperdício e, consequentemente, conter o processo produtivo em excesso e a extração de matéria prima, contribuindo igualmente para a redução da emissão de poluentes.

Emissão de poluentes deve ser reduzida no planeta, com consumo consciente

Emissão de poluentes deve ser reduzida no planeta, com consumo consciente

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados