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Concluído túnel entre estações Campo Belo e Adolfo Pinheiro

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A conclusão da linha 5 – Lilás do metrô gera expectativas nos moradores da Vila Mariana, Saúde, Jabaquara e Ipiranga. Finalmente estes bairros estarão conectados pela malha metroviária a bairros mais ao sul como Moema, Campo Belo e Santo Amaro, passando por shoppings e ruas comerciais, parques e diversos hospitais. Mas, a linha que já chegou a ser prometida para 2010, está muito atrasada. E o Governo do Estado parece não se arriscar a fazer novas previsões de conclusão, sequer de inauguração das próximas paradas.

Esta semana, entretanto, o governador celebrou um avanço nos trabalhos. Ele acompanhou, na sexta passada, a chegada de uma tuneladora ao poço de serviços Bandeirantes, na avenida de mesmo nome. Isto significa que terminaram as escavações neste segundo túnel de 4,9 quilômetros do prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô entre as estações Adolfo Pinheiro (em operação desde agosto de 2014) e Campo Belo (em construção).

“Hoje é um dia histórico para os tuneleiros e para a construção da obra da Linha 5 do Metrô”, destacou Alckmin. “É uma grande obra, que vai beneficiar muito a população de São Paulo. São 5.600 empregos diretos e para cada emprego direto temos dois a três empregos indiretos. É uma grande conquista para a cidade de São Paulo e a gente fica feliz de ver o entusiasmo daqueles que estão construindo essa grande obra”, comentou Alckmin.

A tuneladora é chamada de “Lina” – apelido dado em homenagem à arquiteta modernista Lina Bo Bardi. Ela fez as escavações dos túneis da Linha 5 desde dezembro de 2013. O trajeto subterrâneo incluia as avenidas Vereador José Diniz e Santo Amaro. Em novembro, a tuneladora “Tarsila” – homenagem a Tarsila do Amaral – concluia as escavações no sentido oposto, em paralelo.
Segundo o metrô, ao longo dos dois últimos anos, à medida que cada uma das máquinas escavava cerca de 10 metros por dia a uma profundidade média de 25 metros, simultaneamente, instalavam os anéis de revestimento de concreto, deixando os túneis preparados para a montagem dos trilhos e instalação dos sistemas de alimentação elétrica, sinalização e de telecomunicações.
O poço Bandeirantes é o canteiro de obras onde as duas tuneladoras encerrarão suas atividades e também o local de onde partiu o Megatatuzão, que constrói o túnel até o final do prolongamento da linha. Este equipamento já passou a estação Santa Cruz e segue com destino à Chácara Klabin.

Obras

Para construir os 4,9 quilômetros de cada um dos túneis foram escavados cerca de 160 mil metros cúbicos de terra e utilizados cerca de 2.800 anéis de concreto, com 22,5 toneladas cada. O túnel feito pela tuneladora “Lina” corresponde à Via 1, sentido estação Capão Redondo. Já “Tarsila” iniciou a escavação dois meses antes e fez o túnel da Via 2, que segue rumo à Chácara Klabin.

Com roda de corte de 6,9 metros de diâmetro e 108 metros de comprimento, a supermáquina que pesa 720 toneladas conta com: câmara de compressão; motores hidráulicos; parafuso sem fim (que faz a retirada do material escavado); esteira para o transporte do solo; eretor (equipamento que faz a montagem dos anéis de concreto) e o backup com cabine de comando, painéis de controle, transformador de energia, tanque hidráulico, sanitários, refeitório e trailers para o movimento de materiais. Aproximadamente 112 pessoas trabalham em sua operação.

Linha 5

A expansão da Linha 5-Lilás, entre o Largo Treze e a Chácara Klabin, terá 11,5 km de extensão e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). A estação Adolfo Pinheiro já foi entregue à população e sua operação comercial teve início em agosto de 2014.
Após a conclusão das obras, a Linha 5-Lilás passará a funcionar do Capão Redondo à Chácara Klabin, com 20 km de extensão e 17 estações. A previsão de demanda diária de passageiros para a linha completa é de cerca de 781 mil.

 

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1 Comentário

1 Comentário

  1. Paulo Sérgio

    28 de setembro de 2018 at 11:51

    ESTOU HÁ 20 anos LENDO NOTÍCIAS SOBRE AS INTERMINÁVEIS OBRAS da estação CAMPO BELO mas até agora não li nenhuma QUE INFORME POR ONDE SE DARÃO OS ACESSOS À ESTAÇÃO ! Por onde a gente entra e sai nesta estação, alguém poderia me dizer ?

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