Siga-nos

Segurança

Comunidade vai acompanhar ações de segurança mais de perto

Publicado

em

O que o governo estadual pretende fazer para melhorar a segurança pública na região onde você mora, trabalha ou estuda? Quais as metas para o novo mandato do governador Geraldo Alckmin, que começa em 2015? para que a população possa acompanhar a execução destas metas de perto e discutir os avanços no setor, os Conselhos Comunitários de Segurança – conhecidos por Conseg – foram transformados em fóruns permanentes, de acordo com um decreto assinado na semana passada pelo próprio Executivo.
Isto quer dizer que as metas serão divulgadas e a cobrança poderá ser feita diretamente às autoridades responsáveis, ou seja, representantes das polícias Civil e Militar de cada bairro. Vale lembrar que existe um Conseg para cada delegacia da cidade e que os limites geográficos da atuação de cada um correspondem às áreas atendidas pelas delegacias, o que muitas vezes confunde a população: são completamente diferentes das divisões oficiais de distritos municipais e nem mesmo correspondem às áreas de subprefeituras.
Será ainda lançado um portal denominado “Conseg Virtual”, que divulgará as metas locais e regionais e as ações dos conselhos, além de servir como mais um canal de comunicação. O objetivo é estimular a sociedade civil a acompanhar as políticas públicas de segurança, a transparência dos dados e ações relacionados à segurança pública, além de aprimorar o funcionamento dos conselhos.
A reformulação mantém a função dos conselhos para propor iniciativas policiais locais e para receber sugestões de mudanças nas ações de políticas públicas de segurança
“Nós precisamos de instituições fortes, da sociedade civil organizada. Isso faz toda diferença, porque segurança não é só polícia, mas é também área social, infraestrutura, ocupação correta do solo, planejamento urbano, iluminação publica, regras e leis locais, legislação estadual e federal, discussão do modelo de gestão e trabalho. Enfim, um debate onde a sociedade civil tem um papel super importante”, explicou Alckmin
Outra alteração será a exigência de que os presidentes e secretários dos conselhos sejam moradores da região. Em geral, isso já acontece, mas agora é obrigatório. Além disso, haverá um único dia para a eleição destes representantes, assim como acontece com os conselhos tutelares.
Também serão estabelecidos representantes regionais dos Consegs, que acompanharão o cumprimento de metas da região e consolidarão todas as sugestões encaminhadas pelos Consegs sob a sua coordenação, para que sejam enviadas para a Coordenadoria dos Consegs, na Secretaria de Segurança Pública.
As mudanças foram definidas, em meio ao Programa São Paulo Contra o Crime, para revitalizar a atuação dos Consegs, que foi uma das primeiras experiências de participação popular após a redemocratização do país. A iniciativa completa 30 anos em 2015.

 

 

Conseg’s da região se reúnem nos próximos dias

A maioria dos Conselhos Comunitários de Segurança existentes na região se reúnem no final do mês. As datas em geral são fixas, conforme lista abaixo, e de periodicidade mensal. Os encontros são abertos a qualquer interessado e gratuitos. Há sempre delegados ou algum representante da Polícia Civil e comandantes da Polícia Militar local. Em geral, há também representantes das Subprefeituras correspondentes, além de outros convidados conforme pauta do encontro.
A divisão segue a área de atendimento das delegacias a que eles se referem.
O Conseg do Jabaquara reúne duas delegacias – 97o DP, de Americanópolis/Cidade Vargas, e 35o DP (Jabaquara/São Judas). Os encontros acontecem sempre na terceira segunda-feira do mês, na sede da Sociedade Amigos da Cidade Vargas, à Praça 20 de Setembro, 2 – próximo à estação Jabaquara do metrô.
A reunião de novembro será na segunda, 17, às 19h.
O Conseg Campo Belo é responsável pela área antedida pelo 27o DP, que inclui bairros como o Jardim Aeroporto (a partir da Pedro Bueno em direção ao Aeroporto de Congonhas) e Planalto Paulista (a partir da Avenida Indianópolis, em direção à Avenida dos Bandeirantes)
O encontro acontece na última terça-feira do mês, mas o endereço não é fixo. Desta vez será no dia 25, às 19h30, no Clube da Comunidade Campo Belo, à Rua Sapoti, 20.
O Conseg da Vila Clementino corresponde à área atendida pelo 16o DP, o que inclui bairros como Planalto Paulista (da Avenida Indianópolis em direção à Av. José Maria Whitaker), Mirandópolis, Vila Clementino, Vila Gumercindo e Jardim da Saúde. Seus encontros são na última quinta-feira de cada mês, em endereços não fixos. Desta vez, será no dia 27, às 20h, no Colégio Renovação, à Rua Bento de Faria, 129 – Jardim da Saúde.
Também na última terça de cada mês se reúne o Conseg Paraíso/Vila Mariana (a partir da Rua Sena Madureira, em direção ao Paraíso). Desta vez será no dia 25, às 20h, no auditório da ESPM, à Rua Dr. Álvaro Alvim, 123.
Para conferir mês a mês a agenda dos conselhos, visite a página na internet: www.conseg.sp.gov.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados