Siga-nos

Meio ambiente

Compostagem conta com adesão paulistana

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Mais de 10 mil pessoas se increveram, em pouco mais de um mês, para participar de um projeto piloto que pretende estimular a compostagem de resíduos orgânicos na cidade de São Paulo. Desse total, duas mil famílias, de diferentes perfis e em todas as regiões da cidade, serão selecionadas para receber as composteiras gratuitamente em casa e passarem por treinamento para entender a simplicidade do processo que transforma os resíduos orgânicos em adubo. A intenção da Prefeitura, expressa no recentemente aprovado Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, é incentivar a compostagem de tal forma que, nos próximos 20 anos, haja retenção de 33% de todo resíduo orgânico gerado nos domicílios (1,06 dos 3,53 milhões de domicílios).
As composteiras distribuídas e a análise das famílias que participam do projeto piloto será importante para avaliar quais as dúvidas e eventuais dificuldades enfrentados. A partir já do próximo ano, o incentivo à compostagem será ampliado. Além de estimular o processo no âmbito doméstico, a Prefeitura vai também instituir a compostagem em escolas, parques, unidades de saúde e outros equipamentos públicos já a partir do primeiro semestre do próximo ano.
Nas comunidades de baixa renda, a ideia é implantar soluções de compostagem comunitária associadas a hortas urbanas. Para os grandes geradores, também no próximo ano haverá regulamentação dos procedimentos, especialmente supermercados, shoppings, atacadistas e comerciantes, em formato eletrônico online.
Outra medida será o incentivo ao uso de composto orgânico em substituição aos fertilizantes químicos, com estímulo a novos produtores de adubo proveniente da compostagem na cidade.
A Prefeitura pretende universalizar a coleta seletiva de resíduos orgânicos com atendimento de todo o território de cada um dos 96 distritos da cidade, precedida de campanhas, a partir de
2016, até o final de 2023, atingindo assim a adesão de, no mínimo, 37% dos domicílios (individuais ou em condomínios) à coleta seletiva de resíduos orgânicos.
São Paulo gera, a cada dia, 6.300 toneladas de resíduos orgânicos. Apesar de compostável, esse volume acaba sistematicamente em aterrnos sanitários, reduzindo o tempo de vida útil deles.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados