Siga-nos

Meio ambiente

Como aproveitar integralmente cada produto?

Publicado

em

Consumir talos e cascas é um bom desafio. Usar aparelhos eletrônicos durante toda sua vida útil, outro. E até armazenar água da chuva

Quando se fala em aproveitar por completo aquilo que se compra, a primeira ideia que vem à mente é sobre o consumo de alimentos. Realmente, um dos sérios problemas da humanidade é o desperdício de comida, que no mundo todo corresponde a um terço de tudo que é produzido. Mas, não é só assim que podemos seguir um dos Dez Caminhos do Consumo Consciente indicados pelo Instituto Akatu, que é “O Aproveitamento Integral e Não o Desperdício”.
Usar talos, cascas e folhagens de produtos naturais é uma atitude econômica e inteligente, além de proporcionar resultados saborosos e surpreendentes. Evitar a cocção exagerada de alimentos e a consequente geração de resíduos é essencial em qualquer casa que preze o respeito à natureza.
Porém, há outras formas menos óbvias de também garantir o aproveitamento integral. Não se deve, por exemplo, trocar de aparelho celular simplesmente porque um modelo mais novo foi lançado no mercado. Usar aparelhos eletroeletrônicos durante toda sua vida útil, bem como privilegiar a compra daqueles equipamento que têm maior durabilidade em detrimento daqueles que têm descarte rápido são medidas essenciais ao consumidor consciente.
O mesmo vale para carros e bicicletas, roupas e calçados, móveis ou materiais de construção na hora de reformar… Evitar produtos descartáveis ou oferecidos em embalagens que vão diretamente para o lixo faz parte dessa nova atitude também.
Outra ideia interessante é o reaproveitamento das embalagens adquiridas. Uma lata de bolachas ou bombons pode se tornar um porta-coisas, por exemplo. O pote de sorvetes se transforma em recipiente para congelar outros alimentos.
No início do ano letivo, nada de comprar novas caixas de lápis de cor, se os adquiridos no período anterior ainda estão em bom estado. Nem mochilas, estojos e tantos outros artigos que encantam os olhos das crianças mas que são absolutamente desnecessários quando o anterior ainda está em condições de uso.
Reaproveitar a água usada em máquina de lavar ou aquela com que foram higienizados os legumes é outra forma de aproveitamento integral, sem desperdício de recursos.
Quinzenalmente, a página Meio Ambiente do jornal SP Zona Sul está explicando os Dez Caminhos para o Consumo Consciente, relacionados pelo Instituto Akatu, oferecendo sugestões para seguir cada um deles.

 

Um terço de todos os alimentos produzidos no planeta é desperdiçado. Distrtbuiída, essa Quantidade poderia representar fim da fome

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados