Siga-nos

Meio ambiente

Como acondicionar o lixo doméstico?

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Basta colocar o saco de lixo para fora de casa e todos os resíduos simplesmente desaparecem. Embora muitos pareçam acreditar nisso, o processo de coleta e destinação final de resíduos domésticos não é nada simples. E começa com atitudes cotidianas que são de responsabilidade de todos nós, que produzimos “lixo”.
A primeira preocupação deve ser com esta “produção”: quanto menos lixo gerado, mais consciência demonstramos. Reduzir excessos nas compras, evitar desperdícios, separar material para reciclagem e fazer a compostagem do lixo orgânico são medidas simples mas que demandam mudança de postura.
Essencial é cuidar, também, do acondicionamento dos resíduos. Mesmo antes de depositar o lixo para coleta, é preciso ter cuidado dentro de casa para evitar a proliferação de insetos, ratos e outros vetores de doenças. Manter o material dentro de recipientes bem tampados e protegidos da ação de animais é fundamental.
Ao preparar o material para a coleta, é importante estar atento a algumas decisões: o saco de lixo deve ser apropriado para acondicionar os resíduos. Assim, sacos transparentes ou pouco resistentes não são adequados: deixam aparente o tipo de material acondicionado e podem romper facilmente – tanto pela ação de animais quanto no momento em que forem carregados até o caminhão, por conta do peso.
Vale ressaltar que sacos pretos bem fechados ainda contribuem para um ambiente com cheiro e visual mais agradáveis.
Outra preocupação fundamental: proteja bem materiais perfuro-cortantes: espetos de churrasco, vidros quebrados ou qualquer outro material pontiagudo podem rasgar o saco de lixo e, pior, ferir o coletor, figura essencial neste processo de remoção do lixo doméstico e que deve ser respeitado e valorizado pela sociedade. Respeitar a velocidade máxima dos caminhões é outra atitude responsável e consciente por parte dos motoristas e moradores da cidade.
Colocar o lixo na quantidade adequada e evitar sobrepeso nos sacos tem a vantagem adicional de agilizar e tornar mais eficaz a coleta.

 

Pense na coleta:
evite que sacos se rasguem espalhando resíduos pelas ruas e gerando riscos para o coletor

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados