Siga-nos

Coronavírus

Comércio terá que fechar às 20h e aos finais de semana, até 08/02

Publicado

em

ATUALIZAÇÕES SOBRE A QUARENTENA – LEIA, CLICANDO NOS LINKS:

 

 

Data da matéria abaixo: 22/01/2021

O Governo do Estado confirmou, em entrevista coletiva, que a situação da pandemia na capital piorou e que será determinado o fechamento do comércio de todo o Estado, em dias úteis, às 20h. Sábados, domingos e feriados não poderá haver abertura para atendimento presencial.

Assim, lojas do comércio, salões de beleza,  academias, shopping centers, restaurantes e bares não poderão funcionar aos sábados, domingos e feriados – nem após 20h.

As regras começam a valer na madrugada de domingo para segunda, ou seja, nesse fim de semana, dos dias 23 e 24 de janeiro, a operação dos estabelecimentos continua como estava antes – até 22h, com shoppings, restaurantes e todo o comércio aberto.

Nos três fins de semana seguintes, só poderá funcionar o comércio classificado como essencial: supermercados, farmácias, quitandas, açougues, óticas, lojas de material de construção .

Assim, a medida vale até dia 08 de fevereiro, quando novos anúncios serão feitos. Todas as regiões do Estado regrediram na classificação do Plano São Paulo. A capital, que vinha se mantendo na Fase Amarela apesar da piora dos índices, especialmente ocupação de leitos, foi reclassificada para a Fase Laranja. Agora, nessa categoria o comércio pode funcionar por até oito horas e com ocupação máxima de 40%.

Mas, essas regras valem apenas para o funcionamento durante o dia, em dias úteis. No período noturno, além de feriados e fins de semana, ressalte-se, valem as regras da fase vermelha, ou seja, com fechamento total.

Outras regiões no interior do Estado foram para a Fase Vermelha, em que nada poderá funcionar, nem ao mesmo durante a semana.

Parques e lazer

Parques, museus, bibliotecas e outros espaços culturais e de lazer estarão fechados, também, depois das 20h e aos finais de semana e feriados.

Escolas

O Governo também anunciou que o retorno às aulas presenciais foi adiado – de 1 para 8 de fevereiro.

As escolas, entretanto, já abrem no dia 1, com retorno dos profissionais da educação. Os alunos não terão mais que comparecer obrigatoriamente à escola – poderão manter o esquema de frequência online, na rede estadual.

Na rede municipal, a Prefeitura da capital já havia anunciado que as escolas reabrem no dia 1 de fevereiro para organização do sistema de rodízio entre os alunos, conforme a realidade de cada uma das unidades. Os estudantes devem voltar às aulas presenciais no dia 15 de fevereiro, de forma não obrigatória.

No caso das escolas particulares, o retorno das aulas depende de cada uma delas e pode acontecer a partir de 1 de fevereiro. Da mesma forma, o sistema de rodízio entre alunos, para não ultrapassar um terço dos estudantes por sala por dia, também será desenvolvido por cada colégio, conforme suas necessidades e decisões.

 

Advertisement
7 Comentários

7 Comments

  1. Fabiane Garcia da Silva

    25 de janeiro de 2021 at 9:24

    Mas o transporte público! Continua lotado! Esse governador é brincadeira!

  2. IONE

    26 de janeiro de 2021 at 11:46

    MEU DEUS!!!! TUDO ERRADO. TUDO ERRADO. PORQUE NÃO FECHAM A CRACOLANDIA.
    QUANTO AOS BAILES FUNKS É SÓ MANDA UM CAMINHAO PIPA E JORRAR AGUA NO PESSOALDO BAILE.
    CADE OS CAMBURÕES DA POLICIA…????

  3. Mariah

    28 de janeiro de 2021 at 11:32

    A doença existe, mas só fortalece porque nós damos força a ela com medos, pânicos e total paranoia. Precisamos sim nos cuidar e precisamos ter muita higiene, coisa que não vejo nas ruas, povo limpo é povo com saúde.
    Tudo deveria voltar a funcionar, pois se você não morre de covid, você morre de fome! Saber respeitar o próximo é uma obrigação de cada um e não um dever imposto por lei.
    Quanto ao GOVERNO, bem quanto mais se cria pânico na população mais controle tem sobre ela. Pense nisso!

  4. Denise

    29 de janeiro de 2021 at 12:02

    Engraçado que tantas cidades tendo bailes fechados, a céu aberto, pancadões e o Dória não reforça o policiamento nesses lugares? Shoppings eu concordo que devem fechar sim, lojas de rua não.

  5. Andréa Vicente da Silva

    29 de janeiro de 2021 at 13:06

    Só acho q quem sofre com isso são os comerciantes enquanto isso ônibus super lotado e isso ninguém vê né senhores governadores pancadão todo final d semana q tira a liberdade d ir e vir dos moradores isso TB ninguém vê né senhores governadores agora fechar um estabelecimento da onde se tira o pão d cada dia isso sim é visto né senhores governadores

  6. Elaine Cristina

    2 de fevereiro de 2021 at 1:55

    Senhores não há segurança nenhuma em mandar os nossos filhos a escola pois a vacina não é existente para todos os recursos para receber as crianças e quase zero . Outra coisa eu tenho um filho autista 8 anos e uma minha filha de 5 anos que me garante que não vai haver troca de máscara com o colega? . Para mim começar aula sem devida cautela e matar os nossos bebes

    Dessa forma não mando os meus filhos

  7. Aline

    4 de fevereiro de 2021 at 19:47

    Esse governador Dóris é uma piada, sem graça, mas uma piada… Triste para nós que somos trabalhadores e estamos pagando muito caro por esses que deveriam realmente lutar para e pelo povo. Porém, não é assim que acontece, sempre buscando os seus próprios interesses… Triste para nós brasileiros (o povo, é claro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados