Siga-nos

Saúde

Começou vacinação contra HPV em meninas

Publicado

em

Postos de Saúde estaduais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital já iniciaram esta semana a imunização contra o HPV, vírus que pode provocar o câncer de colo de útero e verrugas vaginais.
Serão imunizadas nesta primeira fase meninas entre 9 e 11 anos de idade, de 11 a 13 ainda não imunizadas, meninas indígenas e em situação de rua de 9 a 13 anos, além de meninas, jovens e mulheres portadoras do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), de 9 a 26 anos. Quem tomou a primeira dose da vacina em 2014 receberá a segunda dose nesta campanha. A terceira dose será ministrada cinco anos após a administração da primeira dose.
Em todo o Estado, a meta é vacinar, até o final deste mês, 762,1 mil crianças, que respondem por 80% das meninas nessa faixa etária no Estado, e 6,6 mil portadoras de HIV. A imunização também ocorrerá nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE), que possuem sala de vacinação, e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/
A vacina contra o HPV protege mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus e quanto mais cedo a imunização, melhor será a resposta de proteção. Se não exposta aos vírus do HPV, a vacina torna-se mais eficaz, produzindo maiores níveis de anticorpos do que a imunidade natural. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo, papanicolau, pois a vacina não substitui a execução do exame preventivo nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
O câncer do colo de útero é uma doença grave e representa o terceiro tipo mais frequente e a quarta causa de morte por câncer em mulheres. A vacina quadrivalente oferece proteção para os quatro tipos mais comuns do vírus, os tipos 6, 11, 16 e 18 – esses dois últimos respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Ministério da Saúde.
O esquema de vacinação adotado pelo Ministério para as adolescentes de 9 a 13 anos com funções imunológicas integras é o recomendado pela Organização Panamericana de Saúde. É composto por três doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e segunda dose, e cinco anos para a terceira.
Para a população feminina vivendo com HIV, o esquema vacinal adotado é o tradicional. A primeira dose está sendo aplicada em março, a segunda após 2 meses e a 3º dose seis meses após a primeira, já que este grupo tem cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer de colo de útero do que as mulheres imunocompetentes.
Contraindicações
A vacina contra HPV é contraindicada para meninas e mulheres que já registraram reação anafilática aos componentes da vacina ou em dose anterior e também às gestantes, já que não há estudos conclusivos até o momento. Se a adolescente engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto. Caso a vacina seja administrada durante a gravidez, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento pré-natal.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados