Siga-nos

Meio ambiente

Começam as chuvas: quantas árvores vão cair?

Publicado

em

Nos últimos meses, a Prefeitura tem divulgado que subprefeituras estão agindo para evitar quedas de árvores no período das chuvas. As notícias divulgadas davam conta, especialmente, de ações no Jaçanã e na Lapa. Na região de Vila Mariana e Jabaquara, está em andamento um “censo” das árvores de vários bairros, com diagnóstico daquelas que podem apresentar risco de queda, em especial durante os temporais.

Que a existência de árvores é benéfica, ninguém tem dúvidas. No entanto, é preciso agir com cautela no que diz respeito a espécies inadequadas ao meio urbano ou que estejam atingindo a fiação, atingidas por acidentes ou carros.

Na região, em especial na Vila Mariana, o tema é polêmico. Enquanto alguns reclamam da lentidão no processo de podas e remoções de árvores, outros criticam a Prefeitua por ações que consideram agressivas ao meio ambiente.

Recentemente, entretanto, através de parcerias com a comunidade, como a que está em andamento no arborizado bairro do Planalto Paulista, a Prefeitura tem procurado mostrar que a poda deve ser feita apenas em casos de comprovada necessidade ou risco.

Para se ter ideia do tamanho do problema, só na região da Subprefeitura da Vila Mariana, existem atualmente quase 1400 pedidos de poda ou remoção de árvores. Vale ressaltar que muitas vezes, entre os 1366 pedidos de poda, há alguns em duplicidade, feitos por diferentes moradores.

A Subprefeitura garante que tem agido de forma preventiva, com agrônomos fazendo vistoria de todas as árvores e laudo das necessidades de interferência, nas principais vias da região. Ao longo deste ano, foram podadas em média 490 árvores por mês. Ainda assim, até esta semana, já haviam sido recolhidas 104 árvores que caíram. Outra crítica constante de muitos moradores é com relação à poda realizada pela Eletropaulo, a concessionária de fornecimento de energia elétrica da cidade de São Paulo. Os moradores avaliam que muitas das árvores passam a apresentar estabilidade após podadas pelas equipes da empresa. Isso porque, a empresa em geral só remove os galhos e folhagens que atingem os fios, fazendo a chamada “poda em V”.

A Subprefeitura de Vila Mariana garante que todas as podas feitas pela concessionária são autorizadas e acompanhadas pelos agrônomos. Ainda assim, os moradores podem fazer queixas e denúncias através do telefone 156 ou site da prefeitura: www.prefeitura.sp.gov.br.

Nas últimas semanas, o São Paulo Zona Sul recebeu denúncias de moradores referentes a dois casos: um deles na rua…, onde está plantado um pinheiro enorme junto a uma praça. Vale o alerta, aliás, nesta época do ano: não compre pinheiros pequenos como forma de servir de árvore de Natal. Depois, muitas dessas plantas são mortas ou então plantadas em vias públicas. Nada mais inadequado: o pinheiro cresce muito e apresenta alto risco de cair sobre casas, carros e pessoas em dias de tempestade.

No caso da Rua Guairacá, no Planalto Paulista, a árvore foi plantada em uma praça e vizinhos avaliam que está oferecendo riscos. Eles acreditam, aliás, que as árvores da praça deveriam todas ter a saúde conferida pela Subprefeitura. O jornal S. Paulo Zona Sul encaminhou à subprefeitura pedido para que o caso seja avaliado.

O outro foi na Avenida Senador Casemiro da Rocha, esquina com Alameda das Boninas, junto à Praça Maria Aparecida Baldy Araújo, em Mirandópolis. Uma árvore cujo tronco estava penso há anos, caiu, mas permanecia parcialmente presa ao própri caule, junto à raiz, de forma que a comunidade não conseguiu arrasta-la para fora da rua. A árvore passou a interditar o trânsito local, até que os moradores improvisaram e “escoraram” a árvore com dois pedaços de madeira, deixando-a em pé.

Por duas vezes, entretanto, ela voltou a cair, apresentando risco de atingir alguém. “Ligamos para a Subprefeitura de Vila Mariana informando que o serviço era de urgência, mas eles nos disseram que não havia equipes para fazer a retirada, já que há muitos pedidos acumulados”, conta um vizinho que prefere não ter seu nome publicado. O jornal encaminhou agora a denúncia.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados