Siga-nos

Meio ambiente

Coleta seletiva é ampliada e chegará a toda cidade

Publicado

em

Até o fim deste ano, a coleta seletiva estará em toda a cidade -não apenas em todos os 96 distritos, mas sim com os caminhões especiais passando em todas as vias.

O volume de resíduos coletados vem crescendo e triplicou nos últimos quatro anos. Entretanto, o objetivo é ampliar ainda mais, já que as centrais mecanizadas de triagem dos recicláveis e a universalização da coleta seletiva representam aumento considerável na capacidade do programa.

Agora, é necessário conscientizar a população para aderir. Diversos programas têm sido colocados em prática para ampliar a participação, como o recém lançado SP Cidade Gentil: um caminhão dourado, com estúdio montado na cabine decorada com recicláveis, passa por toda cidade coletando recicláveis e chamando a atenção para o programa.

Participar é simples: na data em que o caminhão da coleta seletiva passa em sua rua, reserve apenas resíduos recicláveis: papel, plástico, vidro e metais. Não é necessário separar por tipo, já que haverá triagem nas centrais mecanizadas ou em cooperativas.

O plástico deve ser lavado para que não sobre restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as. Também os vidros devem ser lavados e ter tampas retiradas.

As latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.

Os papéis podem ser guardados diretamente em sacos plásticos, mas devem estar secos e limpos.

As sacolas com materiais recicláveis devem ser disponibilizadas para coleta duas horas antes da passagem do caminhão. Para saber quando a seletiva passe em sua rua, consulte em www.ecourbis.com.br/site/ecoleta.aspx ou pelo telefone 0800 772 79 79.

Nunca mande pela coleta seletiva outros itens que não sejam papel, plástico, vidro e metais. Os resíduos devem estar soltos, sem nenhum material dentro, em uma sacola.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados