Siga-nos

Meio ambiente

Coleta seletiva contribui no combate ao aedes aegipty

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

O mosquito Aedes Aegipty é um dos principais vetores responsáveis pela transmissão de diversas doenças. Uma verdadeira praga, presente em vários países do mundo e de difícil controle.

Além de transmitir a dengue, transmite febre amarela, febre chikunguya, flavovírus e atualmente a transmissão de outra doença similiar à dengue, chamada Zika, tem sido definida como a responsável por causar microcefalia em bebês, quando a gestante sofreu contágio.
O fato é que a proliferação do mosquito é maior durante o período de chuvas, em geral na Primavera e no Verão.

Mas como erradicar o mosquito é considerada uma tarefa impossível, por especialistas, a responsabilidade individual cresce. Nesse sentido, a coleta seletiva e outras ações relacionadas ao destino correto de resíduos ganham importância fundamental.

Uma casca de laranja ou uma tampa de garrafa podem servir de criadouros para o mosquito da dengue, pois armazenam água suficiente para que a fêmea deposite os ovos.

Através da coleta seletiva, vale destacar, vários objetos que podem servir para proliferação do vetor não apenas deixam de se espalhar pelas vias públicas como também ganham novo uso através da reciclagem. Garrafas pet, latinhas, potes, brinquedos quebrados e embalagens diversas passam por triagem e transformam-se em novos produtos, em vez de se tornarem abrigos potenciais para as larvas.

Também é importante atentar para objetos definidos como “bagulhos”. Pneus velhos, latões, móveis quebrados, eletrodomésticos sem uso e qualquer objeto exposto em quintais ou telhados pode acumular água.

Neste caso, basta estar atento aos horários e datas da Operação Cata Bagulho em seu bairro ou levar o material indesejado a um dos ecopontos da cidade. Informações completas sobre os serviços de coleta de lixo, coleta seletiva, operações cata-bagulho e ecopontos em www.amlurb.sp.gov.br.

Além de participar da coleta seletiva, o munícipe deve estar sempre atento ao lixo doméstico diário: acondicionar corretamente em sacos bem fechados, não jogar lixo nas ruas, terrenos baldios e bueiros, não abandonar entulho e objetos diversos em vias públicas são ações que também evitam as epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegipty.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados