Siga-nos

Meio ambiente

Coleta seletiva: agora caminhão tem música

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

“Olha a Coleta Aí”, diz o jingle, para estimular participação

A capacidade de coletar, triar e reciclar resíduos sólidos vem crescendo na cidade de São Paulo, porém a participação da população não está acontecendo no mesmo ritmo. Há moradores não habituados com a separação do material em casa, que é bastante simples: plásticos, papeis, latinhas de ferro e alumínio e outros artigos devem ir para sacolinhas verdes ou outras embalagens recicláveis e colocados nas ruas em dias de coleta seletiva. Para saber o dia e horários exatos basta acessar o site da concessionária Ecourbis Ambiental, responsável pelo serviço nas zonas sul e leste.
Recentemente, outro “aliado” à conscientização para participar da coleta seletiva entrou em ação em bairros da zona sul de São Paulo: um jingle.
Enquanto os caminhões passam pelas vias públicas, uma música convida os moradores a participarem da coleta seletiva. Interpretada em ritmo de reggae, a letra da canção é curta e direta, reforçada por um texto também conciso que avisa ao munícipe que o caminhão está passando para coletar os resíduos naquele momento.
O projeto vem sendo implantado paulatinamente pela Prefeitura para receber a novidade. Em uma primeira etapa, iniciada em junho, os caminhões veicularam a música “Olha a Coleta Aí” em alguns setores da Subprefeitura da Capela do Socorro e do Tucuruvi, mas atualmente está sendo executada em todas as subprefeituras atendidas pela Ecourbis
O objetivo é conscientizar os munícipes sobre a importância desse trabalho e os dias em que é realizado. Pioneira na cidade, a iniciativa é da Secretaria de Serviços, Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e empresas concessionárias.
A população também vem sendo orientada quanto aos tipos de materiais recicláveis e de como descartar corretamente. Alguns materiais, é bom ressalvar, não são recicláveis: materiais não recicláveis, cerâmicas, vidros pirex e similares; acrílico; papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura; fotografias; espelhos, fitas e etiquetas adesivas. . Alguns materiais não recicláveis devem ser devolvidos aos fabricantes, como pilhas e baterias de celular e lâmpadas florescentes. – Fitas e etiquetas adesivas.
A meta da Secretaria é que todas as regiões da cidade contem com essa inovação. Atualmente, 86 dos 96 distritos de São Paulo dispõem de coleta parcial ou universal.

 

Novos caminhões
Central de triagem e equipes aumentam capacidade. Meta é aumentar participação popular

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Julio toussaint

    2 de setembro de 2020 at 13:13

    Olá,eu gostei essa empresa eu quero um serviço por favor,vou respeitar todos prencipe de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados