Cultura
Cinemateca tem sessões ao ar livre aos finais de semana

A Cinemateca Brasileira oferece sessões gratuitas do projeto “Clássicos ao ar livre”. Em 2019, a programação já está rolando desde 9 de fevereiro e já há filmes agendados até 9 de março, sempre aos finais de semana, haverá a exibição de clássicos do cinema estrangeiro, no seu suporte original 35mm, em sessões na tela externa da Cinemateca.
Entre os destaques estão clássicos do cinema fantástico como Sangue de pantera (1942), dirigido por Jacques Tourneur; Lili Marlene (1981), de Rainer Werner Fassbinder, sobre o romance de uma popular cantora alemã com um compositor judeu, no período do nazismo.
As cópias integram os acervos de Difusão da Cinemateca Brasileira e da Cinemateca da Embaixada da França, a quem agradecemos a parceria.
Toda a programação tem entrada gratuita.
SÁBADO – 23.2.2019 | 20h00 – TELA EXTERNA

ENSAIO DE ORQUESTRA
Sinopse: Os músicos de uma orquestra reúnem-se numa capela romana do século XIII, transformada em oratório, para um ensaio. Homenagem de Fellini à música, uma das paixões de sua vida, o filme inclui em sua trilha sonora muitas das músicas compostas por Nino Rota para obras do cineasta italiano.
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha Técnica
Direção: Federico Fellini
Ano de Produção: 1979
Cromia: Colorido
Duração: 70′
Formato de Exibição: 35mm
Formato Original: 35mm
Título Original: Prova d’orchestra
País de Origem: Itália
Elenco: Balduin Bass, Clara Colosimo, Elizabeth Labi e Ronaldo Baracchi
DOMINGO – 24.2.2019 | 20h00 – TELA EXTERNA

SANGUE DE PANTERA
Sinopse: Casada com um americano, uma misteriosa jovem sérvia acredita ser vítima de uma maldição de sua terra natal, que a faz se transformar numa pantera assassina sempre que fica excitada.
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha Técnica
Direção: Jacques Tourneur
Ano de Produção: 1942
Cromia: Preto e Branco
Duração: 73′
Formato de Exibição: 35mm
Formato Original: 35mm
Título Original: Cat People
País de Origem: EUA
Elenco: Simone Simon, Kent Smith, Tom Conway, Jane Randolph e Jack Holthi
SÁBADO – 2.3.2019 | 20h00- TELA EXTERNA

LILI MARLENE
Sinopse: Na Alemanha nazista, uma popular cantora se apaixona por um músico judeu que participa da resistência. Cruel melodrama de Fassbinder, um de seus filmes mais famosos, inspirado pela história real de Lale Andersen, intérprete da melancólica e popular canção título. Brilhante interpretação de Hanna Schygulla no papel central.
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha Técnica
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Ano de Produção: 1981
Cromia: Colorido
Duração: 111′
Formato de Exibição: 35mm
Formato Original: 35mm
Título Original: Lili Marleen
País de Origem: Alemanha
Elenco: Hanna Schygulla, Giancarlo Giannini, Mel Ferrer e Karl-Heinz Von Hasse
SÁBADO- 9.3.2019 | 20h00- TELA EXTERNA

SUSPEITA
Sinopse: Uma socialite recém-casada começa a desconfiar que seu marido, um playboy trapaceiro, é um assassino – e que ela pode ser sua próxima vítima. Clássico da fase americana de Alfred Hitchcock, na primeira parceria com Cary Grant com quem realizaria mais três filmes.
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha Técnica
Direção: Alfred Hitchcock
Ano de Produção: 1941
Cromia: Preto e Branco
Duração: 99′
Formato de Exibição: 35mm
Formato Original: 35mm
Título Original: Suspicion
País de Origem: EUA
Elenco: Cary Grant, Joan Fontaine, Cedric Hardwicke e Nigel Bruce
