Siga-nos

Evento

Cinemateca tem nova mostra

Publicado

em

Entre os dias 16/03 e 02/04, a Cinemateca Brasileira apresenta a MOSTRA CINEMA BRASILEIRO: DAS ORIGENS AOS ANOS 1950.
Para acompanhar o curso Introdução ao cinema brasileiro: das origens aos anos 1950, a Cinemateca exibe filmes essenciais da filmografia brasileira da primeira metade do século XX, além de obras baseadas nessa produção e na vida de cineastas pioneiros.
Na primeira semana da mostra, serão exibidos filmes que pertencem aos ciclos regionais que aconteceram ao redor do Brasil. Em Recife, AITARÉ DA PRAIA (Gentil Roiz, 1926) e A FILHA DO ADVOGADO (Jota Soares, 1926); em São Paulo, dois curtas-metragens de José Medina: EXEMPLO REGENERADOR (1919) e FRAGMENTOS DE VIDA (1929); em Cataguases (MG), um dos primeiros longas-metragens de Humberto Mauro, BRAZA DORMIDA (1928).
Além disso, o trabalho de pioneiros nos primórdios do cinema brasileiro são ficcionalizados em dois filmes presentes na mostra: em SONHO SEM FIM (1986), primeiro trabalho de Lauro Escorel como diretor, é abordada a vida e obra do gaúcho Eduardo Abelim, e em O CINEASTA DA SELVA (1997), de Aurélio Michiles, a ficção se une ao documentário para recriar a trajetória de Silvino Santos, cineasta português que fez raros registros da região amazônica.
A mostra ocorre até o dia 2 de março, e o restante da programação, que conta com obras vanguardistas como LIMITE (Mário Peixoto, 1931), grandes produções da Vera Cruz, chanchadas da Atlântida e obras precursoras do Cinema Novo brasileiro, será divulgada em breve.
Para mais informações, acesse o site da Cinemateca Brasileira (link na bio).
A entrada é GRATUITA e os ingressos serão distribuídos 1 hora antes de cada sessão.
A MOSTRA CINEMA BRASILEIRO: DAS ORIGENS AOS ANOS 1950 tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale @institutoculturalvale.
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para pessoas em cadeira de roda) | Sala Oscarito (103 lugares + 03 assentos para pessoas em cadeira de rodas + 01 assento para pessoa com obesidade)
Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados