Siga-nos

Cultura

Cinemateca participa do Mês da Cultura Independente

Publicado

em

O destaque da programação em São Paulo em setembro é o Mês da Cultura Independente. A agenda de eventos espalhados por toda a cidade inclui música, cinema, literatura, debates, festas e muito mais. A proposta do festival, que chega a sua 8ª edição, é concentrar a produção de uma nova geração de cineastas que fazem sua arte com pouco dinheiro, com novas opções de financiamento, novas estratégias de exibição e distribuição, quebrando as regras do antigo sistema das industrias que há um tempo vem fazendo a transição para uma nova realidade de produção, distribuição e exibição.
Na região, a dica é conferir o festival na Cinemateca Brasileira. A programação em cartaz ali destaca títulos do cinema independente depositados em seu acervo. Entre os filmes brasileiros estão Janete, primeiro longa de Chico Botelho e dos filmes seminais do jovem cinema paulista da década de 1980, Damas do prazer, livre adaptação de Nana, de Émile Zola e dirigido pelo fotógrafo Antonio Meliande, Os desclassificados, policial de Clery Cunha filmado na Boca do Lixo, e O maníaco do parque, de Alex Prado, inspirado em um dos mais famosos casos policiais da década de 1990. A seleção conta também com a pré-estreia de Aliança, de Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral. A comédia foi um dos destaques do mais recente Festival de Tiradentes.
Alguns exemplares do cinema independente americano estão presentes na mostra, como Um dia em Nova York (The daytrippers), de Greg Mottola, longa-metragem de estreia do diretor de Superbad; o vencedor do prêmio de melhor filme no festival de Sundance em 1998 Domingo é dia… (Sunday), de Jonathan Nossiter; Na companhia dos homens (In the company of men), de Neil LaBute, vencedor do vencedor do prêmio de roteiro e ator (Aaron Eckhart) no Independent Spirit Awards e o Filmmakers Trophy no Festival de Sundance em 1998; Truques da paquera (Trick), de Jim Fall, comédia romântica gay exibida no Festival de Sundance 1999 e Histórias proibidas (Storytelling), drama de Todd Solondz com música da banda indie Belle & Sebastian. Entre os estrangeiros estão também o iraniano Fora do jogo (Offside), de Jafar Panahi, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim em 2006 e Memórias em super-8 (Super-8 stories), de Emir Kusturica, documentário musical no qual seu diretor acompanha sua própria banda em turnê.
Na madrugada do dia 27 para 28 de setembro, a Cinemateca exibe uma maratona comemorando os 50 anos de Zé do Caixão. O personagem surgiu num pesadelo de seu criador, José Mojica Marins. Josefel Zanatas é um agente funerário niilista, odiado na cidade onde vive, e conhecido por todos como Zé Do Caixão. É obcecado em encontrar uma “mulher superior” capaz de gerar seu filho perfeito. No caminho, enfrentará tudo e todos para atingir seu objetivo. Lendário personagem do cinema brasileiro, Zé do Caixão aparece pela primeira vez em “À meia-noite levarei sua alma”, lançado comercialmente nos cinemas em 09 de novembro de 1964, um grande sucesso que marcou profundamente nossa nossa cultura popular. Esta noite encarnarei no teu cadáver, de grande invenção visual, é o segundo filme da trilogia, lançado em 1967. O destaque fica para a sequência do inferno gelado, filmado em cores quentes. Projeto planejado por Mojica desde 1966, Encarnação do demônio traz Zé do Caixão saindo da cadeia depois de trinta anos preso e decidido a concluir seu plano: encontrar a mulher capaz de gerar seu perfeito herdeiro. Convidamos a todos para comemorar os 50 anos deste grande personagem brasileiro.
Mais informações sobre a programação em http://www.culturaindependente.org/.
A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana. Outras informações: 3512-6111 (ramal 215). Site: www.cinemateca.gov.br

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados