Siga-nos

Cultura

Cinemateca oferece oficinas técnicas no início de 2015

Publicado

em

Gratuitas e abertas para profissionais do audiovisual ou estudantes, cada uma das oficinas promovidas pela Cinemateca terá carga horária de 30 horas e oferecerá 20 vagas para estudantes universitários, profissionais de instituições vinculadas à Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e à Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM), e técnicos de outras instituições afins.
Até esta sexta, 19, estão abertas as inscrições para a Oficina de Preservação Audiovisual, que vai acontecer de 12 a 16 de janeiro, com o palestrante Hernani Heffner, Professor e Conservador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e Maria Fernanda Curado Coelho, Coordenadora do Setor de Preservação de Filmes da Cinemateca Brasileira
Por meio de aulas teóricas e práticas, o objetivo da oficina é apresentar e discutir os conceitos e procedimentos básicos da conservação de materiais fílmicos e videográficos. Nas aulas teóricas, serão abordados os conceitos filosóficos gerais da arquivística audiovisual, como a missão institucional de um arquivo de filmes e os princípios éticos que regem o trabalho na área. Nas atividades práticas, os alunos terão a oportunidade de manusear materiais do acervo, exercitar os procedimentos de conservação preventiva e tomar conhecimento sobre as ações de conservação corretiva.
A somatória dessas atividades permitirá aos participantes entender o papel da conservação de filmes dentro de um sistema de preservação audiovisual que assegure a permanência dos acervos e o acesso seguro a seus conteúdos.
Até 16 de janeiro, estarão abertas as isncrições para a oficina de Catalogação e Documentação, que acontecerá de 02 a 06 de fevereiro, com a palestrante Gabriela Sousa de Queiroz, Coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira e Fábio Kawano, Coordenador do Setor de Catalogação de Filmes da Cinemateca Brasileira
Estruturada em dois grandes módulos, Catalogação e Documentação, a oficina abordará os procedimentos relativos ao tratamento da informação em um arquivo de filmes.
A catalogação audiovisual consiste na descrição do conteúdo das obras (levantamento de informações visuais e sonoras, que são organizadas em um índice de assuntos para posterior recuperação) e no gerenciamento de um sistema de informações que leva em consideração os padrões internacionais de normatização.
No que concerne à Documentação, serão apresentados e discutidos os principais fundamentos da organização e difusão de acervos documentais e das atividades voltadas à filmografia brasileira, que complementam a catalogação audiovisual.
Ao final da oficina, os participantes terão compreensão dos modelos de catalogação e descrição de acervos, das estruturas de bancos de dados, bem como das atividades de pesquisa inerentes ao trabalho da instituição.
Os interessados em participar das oficinas devem escrever para fernanda.coelho@cinemateca.org.br e yara.iguchi@cinemateca.org.br . É preciso informar o nome completo, email e telefone para contato, indicação da oficina escolhida e um mini currículo, com no máximo 300 (trezentos) toques, além de uma “carta de intenções, com no máximo mil toques. A Cinemateca Brasileira entrará em contato diretamente com os candidatos selecionados.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados