Siga-nos

Cultura

Cinemateca homenageia a cidade com mostra

Publicado

em

Mais uma vez, a Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, vai celebar o aniversário da cidade com o que tem de melhor: uma bela mostra de filmes que representam a metrópole e uma coletânea de raras imagens da capital paulista, desta vez captadas entre as décadas de 1920 e 1980. Este ano, a fundação deu “carta branca” a um dos maiores críticos de cinema do país, Jean Claude Bernardet. Ele assina a curadoria do programa de filmes sobre São Paulo a convite da Cinemateca. Serão 17 títulos que apresentam parte fundamental da história do cinema paulista, em algumas de suas principais manifestações. A seleção reúne, dentre outros, ícones como Anjos da noite, de Wilson Barros, expressão do chamado neon-realismo, tendência marcante no cinema paulista dos anos 1980; Asa Branca: um sonho brasileiro, de Djalma Limongi Batista, longa premiado nos festivais de Gramado e Brasília; Filme demência, uma das experiências mais radicais do cineasta Carlos Reichenbach; e filmes pouco conhecidos do grande público como Compasso de espera, única incursão do diretor teatral Antunes Filho no cinema, e A Mulher que inventou o amor, de Jean Garrett, drama erótico com roteiro do escritor João Silvério Trevisan, estrelado por uma das musas da Boca, a atriz Aldine Müller.

Outro destaque do ciclo é Nenê Bandalho, de Emílio Fontana, filme policial baseado em conto do escritor e dramaturgo Plínio Marcos, que será exibido em nova cópia em 35mm confeccionada especialmente para esta mostra. Após a primeira sessão do longa, no dia 25 de janeiro, às 19h30, o cineasta Emílio Fontana conversa com o público. Também marcam presença na programação da CARTA BRANCA clássicos como Simão, o caolho, de Alberto Cavalcanti, comédia protagonizada pelo grande ator Mesquitinha, e produções recentes como Não por acaso, de Philippe Barcinski, e A Via Láctea, de Lina Chamie.

O programa inclui ainda uma série de curtas-metragens rodados em São Paulo. Completa a programação da quinta edição da mostra CINEMATECA SP uma palestra com o pesquisador José Inácio de Mello Souza, que falará sobre a história do circuito de salas de cinema na cidade durante os anos 1920. A conversa acontece no dia 29 de janeiro, às 19h30, e tem entrada franca.

A CINEMATECA BRASILEIRA fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, próxima ao Metrô Vila Mariana. Outras informações: 3512-6111 (ramal 215). Site: www.cinemateca.gov.br. Taxa de manutenção: R$ 8,00 (inteira); R$ 4,00 (meia-entrada). Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de carteirinha. A Entrada é franca para as palestras e debates.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados