Siga-nos

Cultura

Cinemateca faz mostra da obra de Babenco

Publicado

em

O Rei da Noite foi o primeiro longametragem dirigido pelo cineasta naturalizado brasileiro Hector Babenco, em 1975. Agora, para comemorar os 40 anos da obra, uma retrospectiva do trabalho de Babenco foi organizada pela Cinemateca Brasileira em parceria com a Fap-Unifesp.
Na programação, a exibição de seus principais filmes, que teve início semana passada e se estende até o início de março, e também uma mostra que pretende reunir os momentos marcantes da carreira do diretor a partir de fotografias de cena e bastidores e de preciosidades pertencentes a várias coleções que compõem o acervo do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira: materiais de divulgação dos filmes, cartazes, releases, roteiros…
Entre as curiosidades qeu integram a exposição, estão uma fotonovela de Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, um compacto com a trilha sonora de Pixote, a lei do mais fraco, o roteiro original de Carandiru com anotações do montador do longa, Mauro Alice. Fotos de cena e dos bastidores dos filmes também integram a mostra.
A mostra de filmes vai até 08 de março, e a exposição de até 15 de março, ambas com entrada gratuita.
Brincando nos Campos do Senhor (dia 20, 19h), Beijo da Mulher Aranha (sábado, 21, 16h), Lúcio Flávio o Passageiro da Agonia (sábado, 21, 18h30), Carandiru (sábado, 21, 20h30), Ironweed (domingo, 22, 16h), Pixote, a Lei do Mais Fraco (domingo, 22, 18h30) e Coração Iluminado (domingo, 22, 21h) estão na programação deste fim de semana e resumem bem a obra de Babenco.
Baseado num caso policial, Lúcio Flávio, o passageiro da agonia foi um grande sucesso de bilheteria e recebeu diversos prêmios em 1977. O filme seguinte é uma de suas obras-primas, Pixote, a lei do mais fraco (1980), presença constante em listas de maiores filmes da década de 1980. Já O beijo da Mulher Aranha, produção de 1985 internacional falada em inglês, recebeu o Oscar de melhor ator e o prêmio de interpretação masculina em Cannes para William Hurt e pelo qual Babenco foi indicado ao Oscar de melhor diretor.
Outro importante filme da mostra é de 1987 – Jack Nicholson e Meryl Streep são os protagonistas de Ironweed, ambos são indicados ao Oscar pelos papéis. Ambientado na região amazônica e com atores brasileiros e estrangeiros, lança em 1990 Brincando nos campos do Senhor, uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos. Coração Iluminado, por sua vez, é um drama autobiográfico selecionado para o Festival de Cannes. O maior sucesso de bilheteria foi Carandiru (2003), também exibido no Festival de Cannes.
A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207. Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215).

 

Carandiru: maior sucesso de bilheteria, está na mostra

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados