Siga-nos

Cultura

Cinemateca exibe clássicos inspirados na literatura

Publicado

em

O livro é sempre melhor que o filme. São obras diferentes. As opiniões sobre adaptações de obras literárias para a sétima arte dividem opiniões, mas o fato é que mesmo os amantes dos livros raramente abrem mão de ver a história transposta para as telas
Agora, a Cinemateca, na Vila Mariana, vai explorar esta relação com a mostra “Adaptação: a Literatura no Cinema”. Neste novo ciclo, serão exibidas produções de diversos períodos e nacionalidades, de clássicos da literatura – e do cinema – a obras contemporâneas.
Entre os destaques estão Filme demência, uma das obras-primas de Carlos Reichenbach – versão livre do Fausto de Goethe encenado nas ruas de São Paulo, o raro Oswaldianas, longa em episódios dirigidos por Inácio Zatz, Lúcia Murat, Júlio Bressane, Ricardo Dias, Roberto Moreira e Rogério Sganzerla a partir do genial Oswald de Andrade.
Destaque também para O tempo redescoberto”, excelente releitura de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, com direção do chileno Raoul Ruiz; ou “Desejo humano”, clássico de Fritz Lang adaptado do clássico A besta humana, de Émile Zola; “A professora de piano”, cultuado filme de Michael Haneke a partir de A pianista, da vencedora do Nobel Elfriede Jelinek; ou “A teia de chocolate”, dirigido por Claude Chabrol a partir de um romance policial; “O doce amanhã”, de Atom Egoyan, baseado no romance do norte-americano Russell Banks.
De sabor pop, estão a bela transposição do romance de Rick Moody, “A tempestade de gelo”, dirigido por Ang Lee; a comédia romântica “Alta fidelidade”, dirigida por Stephen Frears a partir do livro de Nick Hornby, e “Clube da luta”, que David Fincher dirigiu a partir do romance de Chuck Palahniuk.
Entre os filmes brasileiros, estão a adaptação da obra-prima de Raduan Nassar, “Lavoura arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho, “Engraçadinha depois dos trinta”, versão de J. B. Tanko para o romance Asfalto Selvagem de Nelson Rodrigues, “Estorvo”, radical filme de Ruy Guerra a partir primeiro romance de Chico Buarque e o clássico “Os Inconfidentes”, de Joaquim Pedro de Andrade adaptação livre dos Autos da Devassa e do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.
Toda a programação é composta por cópias do acervo da Cinemateca e com entrada franca.Fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207; f:: 3512-6111.

Foto

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados