Siga-nos

Saúde

Cinemateca é nova parceira do programa Bairro Amigo do Idoso

Publicado

em

A transformação da Vila Clementino em Bairro Universitário e Bairro Amigo do Idoso, ambas propostas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fazem todo sentido em uma região marcada pela grande circulação de pessoas com mobilidade reduzida e também pelo envelhecimento médio da população. Embora o ritmo das propostas esteja aquém do previsto inicialmente, algumas iniciativas mostram que as ideias ainda estão vivas.

Uma delas foi anunciada esta semana: a Cinemateca Brasileira, localizada também na Vila Mariana, é a mais nova parceira do programa. O Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp firmou uma parceria com a Cinemateca para promover atividades que incentivem maneiras saudáveis de lidar com o avanço da faixa etária. Serão atividades físicas diversas, tais como, exercícios, caminhada e dança, além de aulas práticas dirigidas ao resgate e manutenção da memória e cognição, além de aulas teóricas que abordam diversas áreas de interesse. A arte também é enfocada como importante recurso de equilíbrio na maturidade. Todas as atividades são conduzidas por uma equipe multidisciplinar.

Os interessados em participar do programa podem se dirigir diretamente a Cinemateca, todas as quartas e sextas-feiras entre 8h e 11h. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, nº 207, Vila Clementino.

Programa

O Programa Bairro Amigo do Idoso foi desenvolvido em 2009, fruto da parceria entre a Unifesp e a Prefeitura de São Paulo. Com base no projeto mundial Cidade Amiga do Idoso, da Organização Mundial da Saúde, o bairro da Vila Clementino foi escolhido para adaptação às necessidades dessa população no que diz respeito à mobilidade e à integridade física do cidadão da terceira idade.

Mas, além de desenvolver programas de assistência integral a essa parcela da população, o programa também visa a promover mudanças urbanísticas que ofereçam qualidade de vida à terceira idade, entre outras medidas.

Na parceria, a Prefeitura deve, por exemplo, garantir a padronização de calçadas do bairro e instalação de rampas de acesso para melhorar a mobilidade e evitar riscos principalmente aos idosos. A transformação de praças locais em espaços de convivência e de práticas de atividades físicas, inclusive com instalação de novos equipamentos foi outra meta.

Vale destacar que a Unifesp é um grande complexo de saúde com sede principal e várias unidades espalhadas pela Vila Clementino, que sempre prezou o contato próximo e promoção de atividades e atendimento voltado à vizinhança.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Edésio Gonçalves

    27 de junho de 2013 at 17:33

    Gostaria de saber o que tens p/3a e, aonde. Região Vila Mariana ou proximidades.?
    Desde já,
    Grato;
    Edésio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados