Siga-nos

Sem categoria

Cine Materna: mamães e bebês vão ao cinema

Publicado

em

Em plena Semana Mundial da Alimentação, haverá sessão de filme dublado na região. Programa é boa oportunidade de promover a prática da amamentação

É bem verdade que não são só as mamães que participam do projeto Cinematerna. Os papais também podem acompanhar os bebês em sessões de cinema feitas para que os adultos estejam lá com seus pequenos, curtindo um programa cultural sem que ninguém reclame do choro do bebê, nem que se sintam eles próprios “atrapalhando” os outros espectadores… Mas, é igualmente verdadeiro que são elas, as mães, que são as grandes beneficiárias da proposta que permite levar, a uma sessão especial os pequeninos com idade de até 18 meses como acompanhantes de uma sessão suave, para se distrair, deixar de lado as preocupações cotidianas, as tarefas e correrias do dia a dia que ficam ainda mais complexas com essa turminha tão querida e que demanda tanta atenção.
Foi-se o tempo, aliás, em que as mães ficavam integralmente em casa durante os primeiros meses de vida das crianças. Além de trabalharem fora e dividirem as tarefas com os companheiros, as mães têm também oportunidade de passear, amamentar, ocupar o espaço público ao lado desses cidadãos mirins!
De 1 a 7 de agosto, acontece a a Semana da Mundial da Amamentação (ou Aleitamento Materno) e talvez seja uma boa ideia para quem esteja alimentando seus bebês com leite materno ir até o cinema e demonstrar a importância desse ato. Recentes ações em espaços públicos ou mesmo empreendimentos culturais e grandes centros comerciais foram na contramão desse processo: funcionários repreendiam mães que amamentavam seus filhos em público, o que na verdade deve ser um ato estimulado para que cada vez mais pessoas percebam que é importante para a saúde do bebê.
Se não estimularmos as mães a oferecerem o leite sempre que for necessário ao bebê, mesmo que ela esteja em espaço público, como estaremos incentivanto essa prática tão natural e tão saudável?
Na região, há uma sessão agendada do Cine Materna para a próxima segunda-feira, dia 4, 14h, no Shopping Metrô Santa Cruz, quando será exibido o filme “Juntos e Misturados”, dublado, com Drew Barrimore e Adam Sendler.
A sessão acontece sempre no Santa Cruz na primeira segunda-feira do mês, às 14h. O filme é escolhido de maneira interativa no site www.cinematerna.com.br, pela votação das mães: basta se cadastrar. Em setembro, a exibição será no dia 1. Ali, o projeto já acontece desde 2012.
Ao final do filme, há um bate-papo na Praça de Alimentação e todos os espectadores podem participar.
Como é?
O projeto Cine Materna foi criado em 2008 e é um grande sucesso. Hoje se espalha por quase 40 cidades em todo o país e são promovidas cerca de 70 exibições de filmes. Mais de 200 mães participam da organização ou de forma voluntária para o sucesso do projeto.
Os filmes são sempre destinados ao público adulto, mas buscam a leveza: nunca são programados filmes de terror ou violência.
Há várias outras características especiais na exibição do CineMaterna: o volume é reduzido, enquanto a iluminação é um pouco mais intensa do que a tradicional. O ar condicionado também é mais ameno e a sala não fica tão fria quanto tradicionamente.
São posicionados trocadores na sala, de forma que as mães não precisem sair do cinema durante a exibição do filme. E mais: abaixo da área das poltronas, é montado um grande tapete em EVA, para as mães que preferem ficar com seus bebês sentadas no chão e permitindo que eles engatinhem ou brinquem.
Como as salas não ficam lotadas, é possível movimentar-se e nem é preciso comprar pela internet, com antecedência.

 

Há trocadores colocados dentro das salas de cinema, para que as mães não precisem sair durante a exibição do filme

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados