Ecourbis
Cidade tem coleta especial para resíduos de saúde

A coleta de resíduos na maior cidade do país é bastante complexa. Além das equipes e caminhões que garantem a remoção rotineira do “lixo” domciliar, há o serviço de coleta seletiva de recicláveis, oferta de ecopontos para descarte de entulho, operações de cata bagulho para inservíveis, varrição de ruas e manutenção de praças e parques, limpeza pós feiras livres… E há ainda a coleta dos resíduos dos serviços de saúde, um serviço especial de coleta e destinação final.
Nas zonas sul e leste da capital, este trabalho minucioso é prestado por equipes especializadas da Ecourbis Ambiental. Além da coleta, a empresa garante o tratamento e destinação final desses Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), que são descartes feitos por estabelecimentos de atenção à saúde humana e animal.
Os resíduos dos serviços de saúde, por apresentarem características de patogenicidade, toxicidade, reatividade, corrosividade e inflamabilidade, são classificados como “perigosos”.
De acordo com legislação municipal, os estabelecimentos de saúde precisam efetuar e atualizar o cadastro na SP Regula. Isso vale para clínicas médicas e odontológicas, consultórios, farmácias, veterinários, hospitais etc.
Os estabelecimentos de saúde são cadastrados de acordo com as quantidades de resíduos que descartam: até 20 kg de resíduos de serviço de saúde por dia são pequenos geradores; acima desse volume são grandes geradores.
Após o cadastramento, os estabelecimentos são comunicados quanto aos dias da coleta e recebem um código impresso em etiqueta para agilizar a coleta externa.
Em toda a cidade, são cerca de 27 mil estabelecimentos geradores de resíduos de saúde.
Para novas clínicas e serviços de saúde da cidade, o pedido de registro deve ser feito em https://cadastros-amlurb.coletas.online/auth/Opcoes
